Amanhã, 8 de janeiro, os 5,7 milhões de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 poderão acessar suas notas. Para isso, o estudante deverá acessar a página oficial e informar CPF e senha, já que o acesso é individual.
Tire suas dúvidas sobre o resultado do Enem
Os participantes terão acesso às suas notas obtidas em cada uma das provas. No entanto, o Espelho da Redação para fins pedagógicos não será divulgado amanhã. Uma decisão judicial havia determinado a publicação do documento junto ao resultado do Enem, mas foi anunciado na última terça-feira (5) que o processo ainda está em andamento e cabe recurso, por isso a determinação não valerá para 2015. Saiba mais sobre o caso.
O Enem 2015 recebeu inscrições entre 25 de maio e 5 de junho. Esta edição contou com algumas novidades, sendo a principal o aumento da taxa de inscrição para R$ 63. As provas foram aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro. Dos 7,7 milhões de inscritos, 5,7 milhões comparecer aos dois dias do exame.
SiSU
O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2016/1 abrirá inscrições na próxima segunda-feira (11), cujo prazo se encerra na quinta-feira (14), sem cobrança de taxa. A participação é exclusiva para quem fez o Enem 2015 e tais notas são a única forma de classificação.
O SiSU 2016/1 vai oferece 288 mil vagas em 131 instituições de ensino públicas de todo o país. Universidades como UFF, UFRJ, UFG, UFSC, UFOP, UFJF e UFMG já anunciaram as oportunidades e pesos adotados.
O resultado do SiSU será publicado em 18 de janeiro. Os candidatos que não forem convocados poderão, ainda, participar da Lista de Espera, cujas inscrições serão recebidas entre 18 e 29 do mesmo mês. As convocações posteriores serão feitas pelas próprias instituições.
Oportunidades
Outras oportunidades para utilização das notas do Enem são as bolsas de estudo do Programa Universidade Para Todos (ProUni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) e a participação no Ciência sem Fronteiras.
O Enem também é utilizado como forma de ingresso em 11 instituições portuguesas: universidades de Coimbra, Algarve, Lisboa e Aveiro, além dos institutos politécnicos de Coimbra, da Guarda, de Portalegre (IPP), do Porto (IPP), de Leiria (IPL), de Beja (IPBeja) e de Cávado e Ave (IPCA).
Veja também: Universidade de Algarve recebe candidaturas até 22 de janeiro.
Estudantes que não tenham concluído o Ensino Médio também podem utilizar a pontuação do Enem para obter o certificado de conclusão. É necessário tirar 450 em cada prova objetiva e 500 na Redação do exame, além de ter mais de 18 anos.
Por Lorraine Vilela