ProUni 2017/1 abre inscrições com oferta recorde de bolsas de estudo

Prazo segue até 3 de fevereiro para não portadores de diploma superior que participaram do Enem 2016.
Em 31/01/2017 00h01 Por Wanja Borges

Crédito da Imagem: ProUni
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Tiveram início nesta terça-feira, 31 de janeiro, as inscrições para a primeira edição do Programa Universidade para Todos (ProUni) de 2017. O prazo segue até sexta-feira, 3 de fevereiro, exclusivamente pela internet e sem qualquer custo.

Inscreva-se no ProUni 2017/1

Tire suas dúvidas sobre o ProUni

Criado em 2004, o ProUni é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Nesta edição, serão oferecidas 214.110 bolsas de estudos, sendo 103.719 integrais e 110.391 parciais de 50%. O número é o maior desde a criação do programa e representa crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram disponibilizadas 203.602 bolsas.

Segundo o MEC, a expectativa é atender estudantes em 798 mantenedoras e mais de mil instituições de ensino superior. Em 12 anos de existência, o ProUni já atendeu mais de 1,9 milhão de estudantes, sendo 70% com bolsas integrais.

Quem pode se inscrever?

Poderão se inscrever candidatos brasileiros não portadores de diploma de curso superior que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, cursado o ensino médio completo em escola de rede pública ou em colégio particular na condição de bolsista integral.

Os estudantes que cursaram o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em instituição privada como bolsista integral, pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, também poderão participar do ProUni 2017/1.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Há também o critério de renda que irá definir se o estudante pode concorrer entre bolsas integrais ou parciais. Veja:

Bolsa Integral: as bolsas integrais são concedidas para estudantes com renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio (R$ 1.405,50) por pessoa.

Bolsa Parcial: os participantes com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 2.811) por pessoa têm direito ao desconto de 50% nas mensalidades.

Ao se cadastrarem, os estudantes precisam informar número de inscrição e senha cadastrada no Enem 2016, endereço de e-mail e número de telefone válidos, dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar e até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência.

Cronograma

A lista de candidatos pré-selecionados em primeira chamada será publicada em 6 de fevereiro. Eles terão até o dia 13 seguinte para comparecer à respectiva instituição de ensino e comprovar as informações prestadas no ato da inscrição.

Uma segunda chamada será publicada no dia 20 de fevereiro com prazo até o dia 24 seguinte para comprovação das informações. Já os interessados em participar da lista de espera deverão manifestar interesse nos dias 7 e 8 de março. A lista será liberada para as instituições no dia 10 do mesmo mês. Neste caso, a comprovação acontece nos dias 13 e 14 de março.

Mais informações podem ser obtidas no Edital ou pelo telefone 0800-616161.