O Ministério da Educação (MEC) registrou 1.013.710 inscritos e 1.953.128 inscrições na parcial desta quarta-feira do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2017/1. Os dados são das 18h de hoje, 1º de fevereiro, segundo dia do prazo para participar da seleção.
O número de inscritos é inferior ao de inscrições porque cada candidato pode escolher duas opções de instituição, cidade de oferta, curso, turno ou modalidade de concorrência para obter a bolsa.
Os candidatos têm até 3 de fevereiro para concorrer às 214.110 bolsas de estudos, das quais 103.719 são integrais e 110.391 de 50%. Esta é a edição com a maior oferta desde sua criação, em 2004, o que corresponde a um crescimento de 5% ao mesmo período do ano passado, quando estava disponíveis 203.602 oportunidades.
Quem pode concorrer?
Podem se inscrever os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, que não tenham diploma de ensino superior, cujo ensino médio foi feito integralmente em escolas públicas ou com bolsas integrais em colégios particulares.
Quem fez parte do ensino médio em escola pública e parte com bolsa integral em colégio particular também pode participar, assim como pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino que estejam no exercício do magistério da educação básica.
Como saber para qual bolsa concorrer?
Bolsas integrais são voltadas para quem tem renda familiar per capita (por pessoa) mensal de até um 1,5 salário mínimo.
Já as bolsas parciais, que cobrem 50% da mensalidade, são voltadas para quem tem renda familiar per capita mensal de até três salários mínimos.
Demais etapas
Os pré-selecionados em primeira chamada serão conhecidos em 6 de fevereiro. Os candidatos terão até 13 do mesmo mês para se apresentar à instituição de ensino e comprovar as informações dadas no momento da inscrição.
Uma segunda convocação será feita em 20 de fevereiro e tais candidatos devem comprovar as informações até 24 seguinte.
Os interessados em fazer parte da lista de espera devem manifestar interesse em 7 e 8 de março. As instituições de ensino terão acesso à tal manifestação em 10 seguinte e a comprovação dos convocados será feita em 13 e 14 do mesmo mês.
Mais informações no Edital ou pelo telefone 0800 616161.