Nota do Enem

A nota do Enem possibilita que estudantes entrem em instituições de ensino superior.
Por Silvia Tancredi

Estudante vestida com camisa amarela confere nota do Enem no notebook.
Nota do Enem pode ser vista pela internet, na página do participante do exame.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A nota do Enem serve para que os estudantes ingressem no ensino superior por meio de programas do Ministério da Educação, como o SiSU, por exemplo, e de vestibulares específicos que algumas universidades realizam ao longo do ano. Com a nota do Enem, também é possível estudar em Portugal.

Leia também: Universidades públicas que aceitam a nota do Enem

Tópicos deste artigo

O que é a nota do Enem?

A nota do Enem é a pontuação que o estudante alcança ao fazer as cinco provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), formadas por 180 questões objetivas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática e por uma redação.

TRI e a nota do Enem

A nota do Enem é calculada de acordo com o sistema Teoria de Resposta ao Item (TRI). Nessa metodologia, o que importa é a consistência dos acertos, e não somente a quantidade.

O sistema TRI entende, por exemplo, que o participante do Enem que acertou apenas questões consideradas mais fáceis deveria ter nota maior do que aquele que acertou apenas perguntas mais difíceis. Na prática, conforme a TRI, a chance de o estudante saber realmente as respostas das questões mais fáceis é maior do que a possibilidade de que ele saiba o teor das perguntas difíceis, uma vez que, nesse último caso, o aluno pode ter “chutado” a resposta.

Na Teoria de Resposta ao Item do Enem, antes da atribuição de uma nota à prova, é criada uma base de dados a partir dos erros e acertos dos estudantes, levando em consideração três aspectos:

  • capacidade de discriminação, distinguindo os candidatos que têm a proficiência requisitada daqueles que não a tem (por exemplo, se o participante é bom em Matemática e/ou Ciências Humanas);

  • grau de dificuldade de cada questão: fácil, médio ou difícil;

  • controle de acerto casual (chute).

Como calcular a média do Enem?

O cálculo da média do Enem pode ser feito de duas formas:

  • Média aritmética: somam-se as cinco provas do Enem e divide-se a nota por cinco.

  • Média ponderada: é um cálculo mais complexo, pois depende do peso que cada instituição de ensino atribui para cada uma das cinco provas do Enem. Nesse caso, a média é feita somando as cinco notas das cinco provas multiplicadas pelos respectivos pesos e, em seguida, dividindo pela soma dos pesos.

Ferramenta para calcular a média do Enem

ATENÇÃO: Os pesos estão nos sites das universidades, no edital de adesão ao SiSU ou no edital do vestibular. Para ProUni e Fies, coloque peso 1 em todas as provas.

Como é calculada a nota da redação do Enem?

O cálculo da nota da redação do Enem é feito por dois corretores. A pontuação pode variar entre zero e 1.000 pontos, sendo 200 pontos para cada uma destas cinco competências avaliadas:

  • Competência 1: ter domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

  • Competência 2: compreender a proposta da redação e utilizar conceitos de diferentes áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema.

  • Competência 3: saber selecionar, relacionar, organizar e interpretar fatos, opiniões e argumentos para defender um ponto de vista.

  • Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a argumentação.

  • Competência 5: elaborar uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

Caso haja divergência entre a correção de cada avaliador do texto, a nota final da redação do participante do Enem será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois corretores. Para saber mais sobre a correção da redação do Enem, clique aqui.

Quando sai a nota do Enem?

A nota do Enem sai geralmente dois meses após a aplicação das provas. O exame ocorre em novembro, e o resultado costuma ser liberado em meados de janeiro.

Onde ver a nota do Enem?

A nota do Enem pode ser vista na Página do Participante do Enem. Para acessar o site, o estudante precisa entrar no Portal gov.br.

Onde usar a nota do Enem?

A nota do Enem pode ser usada para ingressar em instituições de ensino superior. O MEC conta com três programas que permitem acesso a universidades. Confira os programas de ingresso ao ensino superior nos quais os estudantes podem usar a nota do Enem:

  • SiSU: o Sistema de Seleção Unificada oferece vagas em instituições de ensino públicas, como universidades federais, universidades estaduais e institutos e centros de ensino federais. Para usar a nota do Enem no SiSU, o estudante precisa ter feito a edição vigente do exame e não ter zerado a redação. Para saber mais, clique aqui.

  • ProUni: o Programa Universidade para Todos disponibiliza bolsas de estudo integrais e parciais em universidades particulares a alunos que comprovem ter baixa renda. Para usar a nota do Enem no ProUni, o inscrito deve ter feito o exame da edição vigente ou anterior e também não pode ter zerado a redação. Além disso, deve ter média igual ou acima de 450 pontos em todas as cinco provas.

  • Fies: o Fundo de Financiamento Estudantil oferta financiamentos em universidades privadas a estudantes que também comprovem ter baixa renda. Para saber mais, clique aqui.

Para usar a nota do Enem no Fies, o aluno também precisa ter média de, no mínimo, 450 pontos no exame e ter nota acima de zero na redação.

Leia também: Enem PPL — o exame específico para pessoas privadas de liberdade

Vestibulares via Enem

Várias instituições de ensino públicas e particulares realizam vestibulares específicos nos quais os candidatos são avaliados pelas notas do Enem. Os processos seletivos ocorrem ao longo do ano.

Os vestibulares pela nota do Enem contam com editais específicos. As instituições podem usar a nota do Enem do ano vigente ou de anos anteriores. Geralmente, as seleções exigem que os concorrentes tenham nota acima de um mínimo em cada prova do Enem.

Estudar em Portugal com a nota do Enem

Outra opção para usar a nota do Enem é participar de processos seletivos de instituições de ensino situadas em Portugal. O Inep, órgão que organiza o Enem, já firmou convênio com mais de 120 universidades lusitanas.

Cada instituição superior de Portugal que aceita a nota do Enem tem processo seletivo específico. O número de vagas e o valor da mensalidade também mudam conforme cada universidade. Para saber mais, clique aqui.

 

Por Silvia Tancredi
Jornalista