Os candidatos aos cursos de Medicina do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) 2016/1 são os que precisam da nota mais alta no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para serem aprovados.
De acordo com as notas de corte divulgadas na manhã desta sexta-feira, 29 de janeiro, a menor nota de corte do curso é 694,86 pontos. Essa pontuação é a mínima exigida para ingresso na Faculdade Bartão do Rio Branco, no Acre, que oferece 32 vagas.
Consulte as notas de corte do Fies
Os melhores cursos de Medicina do Brasil
Já a nota de corte mais alta foi registrada na Universidade São Francisco (USF), em Bragança Paulista/SP. O candidato que está sendo aprovado até agora na única vaga oferecida possui média de 781,18 pontos no Enem.
As notas de corte auxiliam o candidato na escolha do curso que deseja concorrer. Se sua média está perto do ponto de corte, é possível que fique de fora dos aprovados quando o sistema fechar.
Inscrições
Amanhã, dia 29, encerram as inscrições para o Fies 2016/1. Estão sendo oferecidos 250.279 financiamentos em 25.323 cursos de 1.337 instituições particulares. A maioria das vagas é para cursos de Engenharias (34.557), seguido por Pedagogia e Formação de Professores (47.115) e cursos da área de Saúde (76.092).
Podem se inscrever no Fies quem participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e que obteve média igual ou superior a 450 pontos nas provas objetivas e nota acima de zero na redação.
Eles também deverão comprovar renda familiar mensal bruta por pessoa de até 2,5 salários mínimos (R$ 2.200). Os estudantes somente poderão se inscrever em um único curso e turno, contudo, a opção pode ser alterada ou cancelada durante o período de inscrição.
A taxa de juros do Fies é de 6,5% ao ano. Mais detalhes no Edital.
Por Adriano Lesme