Em 21/07/2020 08h55 , atualizado em 23/07/2020 11h22

MEC libera resultado do ProUni 2020 do 2º semestre

Notícias

Candidatos pré-selecionados para as bolsas de estudo deverão comprovar informações nas faculdades até 28 de julho. Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) liberou nesta terça-feira, 21 de julho, o resultado da edição do segundo semestre de 2020 do Programa Universidade para Todos (ProUni). As inscrições foram recebidas entre os dias 14 e 17 desse mês.

Acesse o resultado do ProUni 2020/2

Os estudantes pré-selecionados para as bolsas de estudo precisam procurar a faculdade até o dia 28 de julho, para comprovar por meio de documentos as informações dadas na inscrição. Por causa da pandemia de coronavírus, é provável que essa confirmação seja on-line.

Depois de analisar os documentos, as faculdades podem optar por aplicar um vestibular para os pré-selecionados. Nesse caso, elas devem explicar formalmente aos estudantes, até amanhã, como será o processo seletivo, que não pode cobrar taxa.

Não consegui a bolsa. E agora?

Os candidatos que não foram pré-selecionados no ProUni 2020 ainda têm chance de conseguir a bolsa na segunda chamada, prevista para 4 de agosto. A comprovação das informações da 2ª chamada será até 11 de agosto.

Quem também não for selecionado na segunda chamada poderá participar da lista de espera, entre 18 e 20 de agosto. O resultado da lista de espera será divulgado em 24 de agosto. 

Leia também: tire suas dúvidas sobre o ProUni

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Bolsas

O ProUni 2020/2 oferece 167.780 bolsas de estudo, sendo 60.551 integrais e 107.229 parciais, que são aquelas que cobrem a metade do valor da mensalidade do curso. O estado com a maior oferta de bolsas é São Paulo, seguido por Bahia, Minas Gerais e Paraná.

As bolsas integrais são destinadas aos candidatos com renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa (per capita). Para as bolsas parciais, a renda máxima sobe para três salários mínimos por pessoa.

Segundo o MEC, esta edição do ProUni recebeu 440.674  inscrições feitas por 228.444 candidatos. O número de inscrições é maior porque cada candidato pode se inscrever em até dois cursos.

Os dez cursos que tiveram o maior número de inscritos foram, nessa ordem: Direito, Medicina, Administração, Enfermagem, Psicologia, Pedagogia, Fisioterapia, Educação  Física, Odontologia e Ciências Contábeis.

Quem pode participar do ProUni?

O ProUni é exclusivo para estudantes que fizeram o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tiveram média de 450 pontos nas provas, além de nota acima de zero na redação. No caso do ProUni 2020, foi exigido o Enem 2019.

Além da participação no Enem, os candidatos NÃO podem ter curso superior e devem estar em uma das categorias abaixo:

  • Pessoa que fez o ensino médio todo em escola pública ou como bolsista integral em colégio particular;
  • Pessoa com deficiência;
  • Professor de rede pública em exercício do magistério (categoria em que não há comprovação de renda).

O ProUni é recebe inscrições duas vezes ao ano, sempre depois do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e antes do Programa de Financiamento Estudantil (Fies).

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES