Os estudantes que aguardavam a segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2020/2 já podem verificar se seu nome está na lista dos pré-selecionados. A segunda chamada foi liberada hoje, 4 de agosto, pelo Ministério da Educação (MEC).
Acesse a 2ª chamada do ProUni 2020/2
Os estudantes pré-selecionados nesta segunda chamada deverão procurar a faculdade para comprovar, por meio de documentos, as informações dadas na inscrição. O prazo vai até o dia 11 de agosto.
Por causa da pandemia de coronavírus, a maior parte das faculdades está recebendo a documentação pela internet. Depois de analisar os documentos, as faculdades podem optar por aplicar um vestibular para os pré-selecionados, mas sem cobrar taxa.
Lista de espera
Os candidatos que fizeram a inscrição no ProUni 2020/2 e não foram pré-selecionados, ou foram mas não formou turma, poderão se inscrever na lista de espera, entre 18 e 20 de agosto. Só é possível concorrer nos cursos escolhidos na inscrição.
Veja quem pode participar da lista de espera do ProUni:
Primeira opção
- Não pré-selecionado nas chamadas regulares.
- Pré-selecionado na segunda opção de curso, reprovado por não formação de turma.
Segunda opção
- Não pré-selecionado nas chamadas regulares, na hipótese de não ter ocorrido formação de turma na primeira opção de curso.
- Não pré-selecionado nas chamadas regulares, na hipótese de não haver bolsas disponíveis na primeira opção de curso.
- Pré-selecionado na primeira opção de curso, reprovado por não formação de turma.
O resultado da lista de espera será divulgado no dia 24 de agosto. Os pré-selecionados deverão entregar a documentação nas faculdades até o dia 28 de agosto.
Leia também: tire suas dúvidas sobre o ProUni
ProUni 2020/2
O ProUni 2020/2 ofereceu 167.780 bolsas de estudo, sendo 60.551 integrais e 107.229 parciais (50% da mensalidade). Ao todo, 228.444 candidatos realizaram 440.674 inscrições - o número de inscrições é maior porque cada candidato pode se inscrever em até dois cursos.
As bolsas integrais são destinadas aos candidatos com renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa (per capita). Para as bolsas parciais, a renda máxima sobe para três salários mínimos por pessoa.
O estado com a maior oferta de bolsas foi São Paulo, seguido por Bahia e Minas Gerais. Os cursos que tiveram o maior número de inscritos foram, nessa ordem: Direito, Medicina, Administração, Enfermagem e Psicologia.
Quem pode participar do ProUni?
O ProUni é exclusivo para estudantes que fizeram o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tiveram média de 450 pontos nas provas, além de nota acima de zero na redação. No caso do ProUni 2020, foi exigido o Enem 2019.
Além da participação no Enem, os candidatos NÃO podem ter curso superior e devem estar em uma das categorias abaixo:
- Pessoa que fez o ensino médio todo em escola pública ou como bolsista integral em colégio particular;
- Pessoa com deficiência;
- Professor de rede pública em exercício do magistério (categoria em que não há comprovação de renda).
O ProUni é recebe inscrições duas vezes ao ano, sempre depois do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e antes do Programa de Financiamento Estudantil (Fies).