As inscrições do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2020/2 terminam nesta sexta-feira, 17 de julho. Os interessados podem se inscrever até as 23h59. Até a manhã de ontem, 16, o sistema havia registrado 305.202 inscrições.
O ProUni 2020/2 tem oferta de 167.780 bolsas no total, sendo 60.551 integrais e 107.229 parciais. As bolsas de 100% são destinadas aos candidatos com renda per capita de até um salário mínimo e meio, já o benefício de 50% tem como renda máxima três salários mínimos.
Quem pode se inscrever?
Podem se inscrever no ProUni 2020/2 os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e tiveram média de 450 pontos nas provas, além de nota acima de zero na redação.
Além da participação no Enem 2019, os candidatos NÃO podem ter curso superior e devem estar em uma das categorias abaixo:
- Pessoa que fez o ensino médio todo em escola pública ou como bolsista integral em colégio particular;
- Pessoa com deficiência;
- Professor de rede pública em exercício do magistério (categoria em que não há comprovação de renda).
Como é a inscrição do ProUni?
A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pelo site do ProUni. Veja o passo a passo de como se inscrever!
- O candidato precisa acessar o site do ProUni e informar o número de inscrição no Enem 2019 e senha de acesso. Não é necessário informar a pontuação do exame, o próprio sistema localiza a nota do participante.
- Feito o login, o concorrente deve conferir se seus dados estão corretos.
- Na sequência, o estudante deve que preencher dados dos familiares: parentesco (membro da família), nome completo, CPF, data de nascimento e renda bruta mensal.
- O candidato fará a escolha de até duas opções de curso/turno/instituição e a modalidade de bolsa (integral ou parcial).
- Agora, o candidato terá que optar pela ampla concorrência ou cotas. A escolha deve ser feita em cada uma das opções de curso do estudante.
Resultado
O Ministério da Educação (MEC) divulgará a primeira chamada do ProUni 2020/2 em 21 de julho. Os convocados terão que comprovar as informações com as instituições de ensino até o dia 28 seguinte.
A segunda chamada do ProUni 2020/2 será liberada em 4 de agosto, já a comprovação de informações seguirá até o dia 11 seguinte.
Lista de Espera
Os candidatos que não forem selecionados em nenhuma das duas chamadas regulares do ProUni 2020/2 terão a oportunidade de manifestar interesse pela lista de espera. A manifestação será de 18 a 20 de agosto, pelo site da programa.
A previsão é de que o resultado da lista de espera seja divulgado em 24 de agosto. Mais informações no edital e pelo site do ProUni.