Topo
pesquisar
Em 19/01/2017 15h38, atualizado em 19/01/2017 15h38

MEC libera consulta às vagas do 1º SiSU de 2017

Notícias

Serão disponibilizadas 238.397 oportunidades. Inscrições podem ser feitas de 24 a 27 de janeiro. Por Wanja Borges
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou nesta quinta-feira, 19 de janeiro, a consulta às vagas da primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) de 2017. Serão disponibilizadas 238.397 oportunidades em 131 instituições públicas de ensino superior.

Pesquise as vagas do SiSU 2017/1

Saiba como funciona o SiSU

Os estudantes podem consultar as vagas por município, instituição ou curso. O sistema apresenta o grau da graduação, o turno em que o curso é ministrado, a quantidade de vagas e se existe ou não reserva para as Ações Afirmativas (cotas). 

O número de vagas subiu 4,5% em relação ao primeiro semestre do ano passado, quando foram ofertadas 228.071 oportunidades nas mesmas 131 universidades, centros e institutos federais de educação, ciência e tecnologia e universidades estaduais.

O MEC já havia divulgado as datas de inscrição do SiSU na manhã de ontem, 18, em entrevista coletiva que apresentou os resultados gerais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. As datas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também foram anunciadas na ocasião. Confira aqui.

SiSU 2017/1

O edital do programa foi publicado no Diário Oficial da União de hoje (confira aqui). Conforme o documento e anunciado anteriormente pelo MEC, as inscrições podem ser feitas entre os dias 24 e 27 de janeiro, exclusivamente pela internet e sem qualquer custo. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Podem se inscrever estudantes que participaram do Enem 2016 com nota acima de zero na redação. Eles deverão indicar o número de inscrição e senha utilizados no Enem e escolher até dois cursos, além da modalidade de concorrência.

As opções de vagas podem ser alteradas durante o prazo de inscrições. Além disso, as notas de cortes para cada curso são informadas uma vez por dia com base no número de vagas disponíveis e no total de inscritos.

Quanto preciso tirar para passar no SiSU?

O processo seletivo será constituído de uma única chamada, que será publicada em 30 de janeiro com matrícula para os dias 3, 6 e 7 de fevereiro. A ocupação das vagas, referente à chamada regular, deve ser lançada pelas instituições participantes entre os dias 3 a 10 de fevereiro.

Já o interesse pela lista de espera, para o curso correspondente à primeira opção, deve ser manifestado entre 30 de janeiro e 10 de fevereiro. Neste caso, as convocações ficarão sob responsabilidade das próprias instituições.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-616161.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola