SiSU 2016/2: saiba como é computado o resultado

Entenda com detalhes o que está por trás do resultado do SiSU
Em 03/06/2016 08h37 , atualizado em 03/06/2016 08h51 Por Érica Caetano

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As inscrições para a 2ª edição de 2016 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foram recebidas durante quatro dias desta semana, mais precisamente entre 30 de maio e 02 de junho. Os estudantes se inscrevem para concorrer a vagas nos cursos e instituições de ensino superior desejadas.

Este ano, a oferta foi de 56.422 oportunidades distribuídas entre 65 centros de educação de nível superior. Vale lembrar que puderam se cadastrar somente estudantes que tenham realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 sem ter obtido zero na redação. 

O resultado do SiSU 2016/2 está previsto de ser liberado na próxima segunda-feira, 06 de junho. Ainda não foi divulgado nenhum balanço do número final de inscrições.

Até lá, todo mundo naquela ansiedade! Mas além de estarem ansiosos, muitos estudantes não sabem a forma com a qual o Ministério da Educação (MEC) realiza a computação desses dados até a sua divulgação. Vamos tentar deixar mais claro este processo nos próximos parágrafos.

Seleção

Ao final do prazo de inscrição, o sistema seleciona os candidatos que tenham obtido a melhor classificação tendo como base a nota do Enem e pesos ou bônus atribuídos a respectiva nota. Aqueles que forem aprovados dentro do número de vagas são selecionados e, quando há classificação nas duas opções escolhidas, prevalece a primeira. Vale lembrar que independente de efetuar ou não a matrícula, o estudante selecionado na sua primeira opção não participa mais da chamada subsequente, no caso a lista de espera.

Já os candidatos que são selecionados em segunda opção, continuarão concorrendo à vaga escolhida na primeira, por meio de uma lista de espera, que é feita para as instituições preencherem as vagas possivelmente disponíveis. Mas para isso, eles devem se inscrever nela. 

Para participar da lista de espera, o candidato não selecionado em nenhuma de suas opções ou apenas no curso de 2ª opção devem manifestar interesse no site do SiSU, dentro do prazo estabelecido. Nesta edição, as manifestações de interesse serão recebidas de 06 a 17 de junho.

Empate nas notas

Nos casos de empate, tem prioridade o estudante com maior nota na redação, na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e/ou Ciências Humanas e suas Tecnologias, respectivamente.

Portanto, é importante ter atenção às suas notas em cada uma dessas disciplinas e claro, ter caprichado na produção de texto e nas questões sobre linguagens e códigos.  

Resultado

O resultado do SiSU é liberado através de consulta individual do candidato, pelo acesso ao seu boletim de desempenho. É preciso ficar atento aos prazos de matrícula definidos pelo Sistema. No entanto, as informações referentes a local, horário e procedimentos do registro acadêmico são de responsabilidade da instituição em que o candidato foi selecionado.

Para os estudantes que forem selecionados na primeira chamada, parabéns! Se não, ainda dá tempo de tentar mais uma vez. Manifeste interesse na lista de espera e aguarde o resultado.

Se não der desta vez, nada de ficar triste! Você se preparou e participou do SiSU, o que já um motivo de vitória. No próximo semestre as inscrições abrem novamente e será possível tentar mais uma vez!

Boa sorte!