Inscrições para o FIES 2018/2 estão abertas

Os interessados contam com prazo até dia 22 de julho para se inscrever pela internet. Resultado sai dia 27.
Em 16/07/2018 00h10 , atualizado em 16/07/2018 14h53 Por Rafael Batista

Crédito da Imagem: fies
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta segunda-feira, dia 16 de julho, o prazo para inscrições no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2018/2. A expectativa é de que sejam disponibilizadas mais de 155 mil novas vagas, sendo 50 mil a juro zero, totalizando as 310 mil vagas previstas para 2018.

Inscreva-se aqui no FIES 2018/2

Veja também: 2ª chamada do ProUni 2018/2

As inscrições seguem abertas até o próximo domingo, dia 22 de julho, pela internet. Podem se inscrever aqueles estudantes que participaram do Exame Nacional o Ensino Médio (Enem), em edições a partir de 2010.

O Fies exige média acima de 450 pontos no Enem, sem ter zerado a prova de redação. Além disso, os interessados devem comprovar renda, conforme a modalidade de inscrição:

Fies:
- Rendimentos de até três salários-mínimos per capita, com juros zero prestações no valor máximo de 10% da renda familiar;

P-Fies:
- Comprovação de renda de até cinco salários-mínimos e condições de financiamento definidas pelo agente financeiro;

Veja o Edital do Fies 2018/2

Inscrições

Para acessar o sistema de inscrições do Fies, o candidato deverá informar CPF e senha de acesso à página do participante do Enem. Será necessário fornecer informações pessoais e de contato para continuar o cadastro.

Saiba como recuperar a senha do Enem

O estudante deve fornecer ainda dados do grupo familiar, para fins de comprovação de renda. Em seguida o candidato deve definir o grupo de preferência, que leva em consideração os seguintes itens: estado; município; nomenclatura do curso; conceito pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes); e área e subárea do conhecimento.

No ato da inscrição, o estudante deve indicar até três opções de cursos, em ordem de prioridade, e pode alterar essas opções quantas vezes achar necessário até o fim do prazo de inscrições. Para fins de classificação, será considerada a última alteração feita.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Acesse o FAQ do Fies

O resultado deve ser publicado no dia 27 de julho, em chamada única, com prazo para comprovação das informações junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) até o dia 31 do mesmo mês. O estudante deverá ainda comparecer a um agente financeiro do FIES em até 20 dias com a documentação exigida e, uma vez aprovado, formalizar a contratação do financiamento

No caso dos estudantes inscritos no P-Fies não haverá Lista Espera, os demais poderão manifestar interesse entre os dias 1º e 24 de agosto.

Novo Fies

As principais mudanças no Fies, com a criação uma nova categoria de financiamento, foram anunciadas no final de 2017. No entanto, no início de junho deste ano, o MEC anunciou novas alterações para o programa, na Modalidade Fies, que garante o financiamento a juro zero. Entre as alterações previstas, que entram em vigor já nesta edição, estão:

- Financiamento mínimo de 50%;
- Aumento no valor máximo de financiamento para R$ 42 mil;
- Adequação do preço das mensalidades;
- Transferência de vagas

Saiba mais sobre estas mudanças

P-Fies

Criado no final de 2017, o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies), é um braço do Fies em que as condições de financiamentos são determinadas pelos bancos. No entanto, esta modalidade não emplacou no primeiro semestre de 2018. Das 75 mil vagas oferecidas, apenas 800 contratos foram firmados.

Em nota, o MEC informou que está em contato com outros bancos, a fim de atraí-los para o novo programa. Ainda de acordo com o MEC, a aumento da concorrência deve melhorar a atratividade. Saiba mais.


Relacionados

Após prorrogação, MEC encerra inscrições do Fies 2018/2 nesta terça-feira (24)
Após prorrogação, MEC encerra inscrições do Fies 2018/2 nesta terça-feira (24). Candidatos podem se inscrever ou alterar dados até às 23h59 de hoje. O resultado desta edição será publicado em 30 de junho.
Notícias
Como cancelar o Fies
Entenda a diferença entre a suspensão e o cancelamento do FIES e saiba como solicitar cada uma das situações.
Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior)
Fies 2018: MEC informa datas para o segundo semestre
O Ministério da Educação (MEC) anunciou as datas em que estarão abertas as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A expectativa é oferecer cerca de 150 mil nova vagas, totalizando as 310 mil oportunidades previstas para 2018.
Notícias
Fies: mais de 450 mil estudantes inadimplentes poderão renegociar dívidas
Mais de 450 mil estudantes inadimplentes no Fies poderão renegociar dívidas a partir do segundo semestre deste ano. Inadimplência está estimada em R$ 10 bilhões e poderá ser revista com desconto.
Notícias
Fies: resultado da modalidade P-Fies 2018/2 está disponível
O MEC publicará o resultado do P-Fies 2018/2 nesta segunda-feira (6). Os pré-selecionados devem procurar as instituições de ensino em até cinco dias úteis para validação das informações.
Notícias
MEC anuncia novas regras para o FIES a partir do 2º semestre de 2018
O MEC anunciou hoje (6) as novas regras para o FIES a partir do 2º semestre de 2018. Mudanças incluem financiamento mínimo obrigatório de 50%, aumento no valor financiado e transferência de vagas
Notícias
Novo FIES não emplaca e MEC tenta atrair bancos
Lançado no final do ano passado, o Programa de Financiamento Estudantil (P-FIES) não emplacou no primeiro semestre de 2018. Das 75 mil vagas oferecidas, apenas 800 contratos foram firmados. O MEC culpa a gestão anterior que, de acordo com a nota, promoveu um “descalabro na gestão do Fundo”.
Notícias
Prazo para inscrições no Fies 2018/2 é prorrogado
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até a próxima terça-feira, dia 23 de julho, o prazo para inscrições no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2018/2. A expectativa é de que sejam preenchidas mais de 155 mil vagas, sendo 50 mil a juro zero, totalizando as 310 mil vagas previstas para 2018.
Notícias