Os estudantes interessados em se inscrever para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2018/2 terão prazo entre os dias 16 e 22 de julho. A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é oferecer cerca de 150 mil nova vagas, totalizando as 310 mil oportunidades previstas para 2018.
Para participar é necessário que o estudante tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em edições a partir de 2010, tendo alcançado média acima de 450 pontos, sem ter zerado a redação. Além disso, é preciso ter renda familiar mensal de até três salários-mínimos por pessoa.
Já conhece o #NovoFies? Inscrições de 16 a 22 de julho.
— ACS MEC (@MEC_Comunicacao) 1 de julho de 2018
Saiba mais: https://t.co/hYWNxGRRUo pic.twitter.com/I7ZdpLO0wp
Saiba mais: como funciona o Fies
No início de junho, o MEC anunciou algumas mudanças para o programa, na Modalidade 1, que garante o financiamento a juro zero. Entre as alterações previstas, que entram em vigor já nesta edição, estão:
- Financiamento mínima de 50%;
- Aumento no valor máximo de financiamento para R$ 42 mil;
- Adequação do preço das mensalidades;
- Transferência de vagas
Saiba mais sobre estas mudanças
P-Fies
Criado no final de 2017, o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies), é um braço do Fies em que as condições de financiamentos são determinadas pelos bancos. No entanto, esta modalidade não emplacou no primeiro semestre de 2018. Das 75 mil vagas oferecidas, apenas 800 contratos foram firmados.
Em nota, o MEC informou que está em contato com outros bancos, a fim de atraí-los para o novo programa. Ainda de acordo com o MEC, a aumento da concorrência deve melhorar a atratividade.
Confira também: Novo Fies não emplaca e MEC tenta atrair bancos