Enem 2021: segundo dia tem questões tradicionais e não cobra pandemia

Sem tocar em temáticas recentes, como vacinas e pandemia, a prova do segundo dia do Enem 2021 se caracterizou pela presença de questões tradicionais ao Exame.
Em 28/11/2021 19h07 , atualizado em 29/11/2021 07h38 Por Érica Caetano

Enem 2021
Enem 2021
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O segundo dia do Enem 2021 foi marcado pelas provas de Ciências da Natureza e Matemática, que focaram mais em temas considerados tradicionais, sem abordar a pandemia.

Os participantes tiveram cinco horas para responder 45 questões envolvendo as disciplinas de Biologia, Física e Química, e 45 questões de Matemática.

Para Fernando Santo, gerente de inteligência educacional e avaliações do Poliedro Educação, a prova foi alheia a discussões políticas, sendo mais tradicional e pouco conteudista.

"Sem tocar em temáticas recentes como vacinas e pandemia, a prova do segundo dia do Enem 2021 se caracterizou pela presença de questões tradicionais ao Exame, co-relacionando os conhecimentos da educação básica com situações do cotidiano, tais como cálculo de impostos, preços de refeições, carros elétricos e Ecologia", avalia o gerente.

Entretanto, Santo destacou a presença expressiva de questões mais conteudistas, que para ele mostra uma escassez do banco nacional de itens e que podem ter sido um desafio maior aos estudantes, principalmente em Matemática, que muitos itens demandavam conhecimentos algébricos em suas resoluções.

Matemática

Na prova de Matemática, questões sobre razões, proporções e porcentagens formaram a maioria da prova, tendo mais de dez questões sobre esse tema.

Contudo, destaca-se um expressivo aumento de itens abordando conceitos básicos de estatística.

"Nos anos anteriores, era comum ter de três a quatro questões. Nesse ano, foram sete questões versando sobre média, mediana, distribuição e sobre desvio padrão", destaca Santos.

Outras duas questões que merecem destaque são sobre números romanos e outra sobre números binários, que são assuntos não frequentes nas últimas edições do Exame.

Por fim, a presença de muitas questões que demandaram considerável esforço algébrico do estudante, levando em conta a densidade do Exame, para o tempo de cinco horas e meia e ainda com provas de questões de Ciências da Natureza.

Ciências da Natureza

Para Fernando, a prova de Ciências da Natureza manteve-se imparcial e cobrou assuntos de forma equilibrada.

"Apesar de não contemplar conhecimentos sobre vacinas ou pandemia, ela abordou temáticas relevantes como extinção de animais no Pantanal, impacto ambiental do rompimento da barragem de Mariana-MG, poluição gerada pela agroindústria, ilhas de calor nas grandes cidades e até carros elétricos, que foi tema de dois itens nesta avaliação" destacou Santos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em Biologia, a temática predominante foi Ecologia e em Física, foram diversas questões sobre calorimetria. Já na prova de Química, pilhas, baterias, eletrólise foram os assuntos que mais incidiram na aplicação de 2021.

Correção comentada

O Brasil Escola, em parceira com os cursos Oficina do Estudante e Poliedro Educação, está realizando a correção comentada das provas do segundo dia do Enem 2021, assim como fez do primeiro dia.

A equipe de professores do Brasil Escola também está comentando o segundo dia de provas no YouTube e TikTok. Veja abaixo:

Confira a correção comentada do 1º dia do Enem 2021

Como foi o 1º dia

Entre os mais de 3 milhões de inscritos no Enem 2021, contando as versões impressa e digital, 26% não compareceram ao primeiro dia de provas. Isso significa que 2,3 milhões de estudantes fizeram as provas, o menor número desde 2005.

No primeiro dia, os participantes elaboraram uma redação e responderam 45 questões de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas. O tema da redação foi "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil".

Leia comentários de professores sobre o tema da redação do Enem 2021

Resultado

Na próxima quarta-feira, 1º de dezembro, o Inep publicará os gabaritos oficiais do Enem 2021. A data para publicação do resultado ainda não foi informada. Como haverá reaplicação nos dias 9 e 16 de janeiro, é provável que o resultado saia apenas em fevereiro.

Com as notas do Enem 2021 será possível participar das edições de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Brasileiros também podem estudar em Portugal usando as notas do Enem.