Whatsapp
Em 05/09/2013 13h52 , atualizado em 05/09/2013 14h06

Guia do Participante do Enem 2013 é divulgado pelo MEC

Notícias

Manual explica como serão corrigidas as redações e traz exemplos de textos com nota máxima. Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou nesta quinta-feira, 5 de setembro, o Guia do Participante do Enem 2013. O manual apresenta os critérios de correção das redações, explica cada uma das cinco competências avaliadas e faz uma análise da proposta de redação e dos textos que receberam nota máxima no Exame Nacional do Ensino Médio de 2012.

Acesse o Guia do Participante do Enem 2013

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) promete mais rigor no critério de correção das redações do Enem 2013, após problemas e reclamações sobre os textos do ano passado. Agora, redações com inserções indevidas, como os casos da receita de macarrão instantâneo e hino de time de futebol, serão zeradas.

Quando a diferença entre as notas dos corretores for de mais 100 pontos, a redação passará para o terceiro avaliador. Até o ano passado a diferença era a partir de 200 pontos. A expectativa é que mais da metade das redações sejam avaliadas pelo terceiro corretor.

Outra alteração se refere às redações que obtiverem nota máxima, que agora também serão examinadas por uma banca. A banca continua sendo acionada também se o terceiro examinador não conseguir chegar a um consenso com os outros dois.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O número de corretores subiu de 5.600, no ano passado, para 8.400, este ano, e o valor pago para cada correção subiu de R$ 1,90 para R$ 3. Todos os examinadores passaram por uma capacitação de 136h e serão avaliados continuadamente, on-line, durante o processo de correção. Também foi instituída uma comissão de corretores especialistas formada por nove professores doutores.

Cronograma

Daqui algumas semanas os Correios começarão a entregar os Cartões de Confirmação de Inscrição do Enem 2013. O documento informa o local da prova e também poderá ser impresso pela internet, a partir do início de outubro. As provas serão realizadas no final de semana dos dias 26 e 27 de outubro, das 13h às 17h30 e das 13h às 18h30, respectivamente.

Os gabaritos oficiais do Enem 2013 serão divulgados até o dia 30 de outubro, enquanto o resultado é esperado para o final de dezembro. Os participantes poderão requerer vista da prova de redação apenas para fins pedagógicos, pois continua proibido entrar com recurso. O MEC deve disponibilizar o espelho das redações em fevereiro de 2014.

Para mais informações, acesse o Edital do Enem 2013 ou entre em contato com o MEC pelo telefone 0800 616161.

Por Adriano Lesme

Relacionados
Documentos que informam o local de prova também estão sendo entregues pelos Correios.
Índice representa 92% dos inscritos e 1,3 milhão de participantes a mais que no Enem 2012.
Mais de de 100 professores de escolas públicas e privadas elaboraram as perguntas.
Brasil Escola disponibiliza as provas e gabaritos do Enem desde a edição de 2008.
Decisão ainda cabe recurso; juíza também criticou a organização do calendário.
Quase 650 mil pessoas estarão envolvidas na organização e aplicação do exame.
Blog da Redação responde as principais perguntas enviadas pelos participantes do Enem 2013, antes das provas.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES