Whatsapp
Em 26/09/2013 14h01 , atualizado em 30/09/2013 16h20

Vem aí o Enem 2013

Blog do Vestibular

O artigo não representa a opinião do site. A responsabilidade é do autor do texto.

Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

Estamos a um mês das provas da edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais de 7 milhões de pessoas realizaram a inscrição para participar das provas dos dias 26 e 27 de outubro, um recorde entre todas as edições do Enem. Elas serão locadas em 15.576 locais de prova, em 1.661 municípios brasileiros. Outras 648 mil pessoas participarão da organização do Enem 2013 como coordenadores estaduais, municipais e de locais de aplicação, chefes de sala, fiscais e apoio.

Os números do Enem crescem a cada edição, assim como sua importância. Além de avaliar o desempenho no ensino médio, o exame é utilizado hoje principalmente para acesso ao ensino superior. O Enem substitui o vestibular de várias universidades públicas, vale como certificado de conclusão do ensino médio e serve como pré-requisito para bolsa de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para solicitar financiamento pelo Fies.

Com tanta gente envolvida e com essa diversidade de funções que o Enem tem, é de se imaginar a grande quantidade de dúvidas que o Brasil Escola recebe diariamente sobre o exame. Por isso, vamos utilizar esta página para responder as principais dúvidas que surgem antes da realização das provas do Enem 2013.

O que cai na prova do Enem?

O conteúdo programático do Enem é praticamente o mesmo desde a edição de 2009. Para saber o que vai cair em cada uma das quatro provas objetivas, acesse a Matriz de Referência do Enem 2013. No caso da redação, o Ministério da Educação (MEC) elaborou o Guia do Participante, que explica as cinco competências de avaliação da redação do Enem, o critério de correção e o que faz a redação ser anulada.

Posso estudar pelo Brasil Escola?

Claro! Temos textos sobre todo o conteúdo que é cobrado no Enem. Acesse o site do Brasil Escola e digite o assunto desejado no campo de buscas. Temos também o Simulado Enem, dicas para o Enem 2013 e Correção Comentada das edições anteriores.

Quando serão realizadas as provas?

As provas do Enem 2013 serão realizadas nos dias 26 e 27 de outubro, das 13h às 17h30 e das 13h às 18h30, respectivamente. Os participantes devem seguir o horário de Brasília e ficar atentos ao horário de verão, que começa no dia 20 de outubro. O MEC recomenda visitar o local da prova antes, para evitar contratempos. Os portões dos locais de provas serão abertos às 12h.

Como sei o local da minha sala de prova?

O local de prova está descrito no Cartão de Inscrição do Enem 2013, que começará a ser entregue pelos Correios a partir do início de outubro, nos endereços indicados no ato de inscrição. O cartão também informa o número de inscrição do Enem, a indicação dos atendimentos diferenciados, a opção de língua estrangeira e da solicitação de certificação do ensino médio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Não recebi o Cartão de Inscrição do Enem. O que eu faço?

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) ainda não estipulou um prazo para a entrega dos cartões, que também serão disponibilizados pela internet, no site do Enem. No entanto, se você não receber até a semana que antecede as provas do Enem 2013, ligue no 0800 616161 e informe o ocorrido. Qualquer dado incorreto no cartão também deve ser comunicado ao MEC.

Posso mudar meu local de prova?

O local de realização da prova do Enem não pode mais ser alterado. Essa alteração poderia ser feita somente durante o período de inscrições.

O que preciso levar para as provas?

Nos dias das provas, os participantes precisam levar um documento de identidade com foto e uma caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente (tipo Bic). O edital do Enem não diz nada sobre levar alimentos e bebidas, mas é possível levar água em recipiente transparente e barras de chocolate e cereais.

Os documentos de identidade aceitos são: RG; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Certificado Reservista ou de Dispensa; Passaporte; e Carteira Nacional de Habilitação.

Roubaram meu documento de identidade, e agora?

Se o documento de identidade tiver sido roubado, o participante deverá apresentar o Boletim de Ocorrência emitido há, no máximo, 90 dias antes das provas. Nesse caso, será feita uma identificação especial, com a coleta de dados e assinatura em formulário próprio.

O que eu não posso levar?

No Enem não é permitido utilizar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, celular, relógio, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares. Esses objetivos deverão ser armazenados no porta-objetos com lacre fornecido e mantidos sob a cadeira.

Qual o formato das provas?

O formato das provas continua o mesmo do adotado desde a edição de 2009. No primeiro dia, os participantes terão que responder 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, sociologia e filosofia) e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia, física e química). No domingo será aplicava a prova de redação, além das 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e das 45 questões de Matemática e suas Tecnologias (matemática).

Precisa de título na redação?

O título é opcional na redação do Enem. A folha de redação não possui espaço para título, por isso se o participante optar por colocar será considerado como linha escrita.  Portanto, se suas redações costumam ter muitas linhas é melhor não colocar título.

Se sua dúvida não foi respondida, faça a pergunta na parte de comentários. As perguntas sobre o resultado do Enem nós iremos responder apenas após as provas.

Relacionados
Provas deste sábado foram com questões de Ciências Humanas e da Natureza.
Resolução das questões será realizada em tempo real pelos professores do Colégio Oficina do Estudante.
Documentos que informam o local de prova também estão sendo entregues pelos Correios.
Participantes ainda poderão acessar e imprimir o cartão pela internet, até o dia da prova.
Participantes devem levar documento de identidade e caneta de tinta preta. Correção inicia às 18h30.
Índice representa 92% dos inscritos e 1,3 milhão de participantes a mais que no Enem 2012.
Participantes aguardam a entrega para se informarem sobre o local de realização da prova.
Manual explica como serão corrigidas as redações e traz exemplos de textos com nota máxima.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES