Faltam 2 meses para o Enem 2023: veja 5 dicas de estudo

Fazer revisões e treinar a redação são dicas que farão a diferença
Em 05/09/2023 00h01 , atualizado em 06/09/2023 15h08 Por Silvia Tancredi

Enem 2023 ocorrerá em novembro
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As primeiras provas do Enem 2023 serão aplicadas daqui a dois meses, no dia 5 de novembro. Uma semana depois, no dia 12, será a vez do segundo e último dia de exame.

O Enem 2023 ocorrerá em todos os estados brasileiros, das 13h30 às 19h no primeiro dia, e das 13h30 às 18h30 no segundo dia. A expectativa é que aproximadamente 3,9 milhões de estudantes participem do exame educacional.

As provas do Enem serão formadas por uma redação e por 180 questões objetivas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.

Em dois meses, é possível se preparar para o Enem, seguindo dicas de estudo seguras e efetivas.

5 dicas de estudo para o Enem 2023

1 - Conheça as provas

As provas do Enem têm suas características próprias, e são diferentes de vestibulares. A recomendação é que os alunos vejam e entendam como são o estilo da prova e as questões.

Após checar, com detalhes, como são as provas do Enem, os estudantes precisam resolver as perguntas. A dica é fazer as provas de, pelo menos, os últimos cinco anos.

Em seguida, deve-se anotar os erros e buscar entender por que não houve o acerto. 

Saiba como estudar as provas anteriores do Enem

2 - Treine a redação

A redação é a única prova discursiva do Enem. Os alunos vão receber uma questão-problema e devem analisá-la, seguindo o formato de texto dissertativo-argumentativo. Em seguida, precisam estabelecer uma proposta de intervenção, que é uma possível solução viável para o problema apontado.

Além disso, é recomendável que o aluno mostre que tem repertório cultural na sua redação do Enem, pois isso contará pontos e tornará sua redação mais interessante aos olhos dos avaliadores.

Conhecer como é a prova de redação do Enem, ler redações de estudantes que ganharam nota 1.000 e verificar os temas que já caíram são dicas efetivas.

Professores de redação afirmam que é difícil acertar o tema, mas um ponto que pode ajudar é detectar o assunto é perceber qual parcela da população ainda não foi abordada na prova, como, por exemplo, idosos.

Leia tudo sobre a redação do Enem

3 - Faça revisões

Nesta época do ano, alguns alunos do terceiro ano já viram quase toda a matéria que será abordada no Enem. Quem já terminou o ensino médio também já viu o conteúdo, seja no cursinho, seja estudando sozinho para o Enem.

A dica é começar a criar formas de revisar o material. Veja abaixo algumas ideias:

  • Anotar em cadernos;

  • Usar flashcards;

  • Fazer mapas mentais;

  • Preencher em aplicativos como o Trello, por exemplo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

4 - Estude pela internet

A internet pode ser uma aliada nos estudos para o Enem, desde que o estudante saiba explorá-la e otimizar o tempo. Fazer simulados para o Enem ajuda a estudar e revisar ao mesmo tempo.

Outra dica é assistir às videoaulas de professores como tema específicos ou estudar para o Enem por podcasts. Por fim, outra ideia é acessar as redes sociais e verificar páginas que têm conteúdo voltado para o Enem. 

Assista às videoaulas do Brasil Escola

5 - Cuide da saúde mental

Faltando apenas dois meses para o Enem, é muito importante que os alunos deem atenção não só aos estudos, mas também à saúde mental.

A ansiedade pode surgir, afinal a prova se aproxima. Algumas opções como tentar relaxar aos fins de semana e fazer atividades físicas podem ajudar a atenuar esse tipo de pensamentos.

Mas, caso o estudante sinta que a ansiedade está tomando conta e atrapalhando os estudos para o Enem, a recomendação é procurar a ajuda de um profissional.

Leia também: como controlar a ansiedade antes do Enem