Como estudar provas anteriores do Enem

Anotar os erros é uma forma de aprender fazendo as provas do Enem
Por Silvia Tancredi

Fazer provas anteriores do Enem é uma forma de estudar
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Fazer provas anteriores do Enem é uma das melhores formas de estudar para o exame educacional. A opinião é de especialistas em educação e de alunos que se deram bem nas provas.

Ao resolver as provas anteriores do Enem, primeiramente o estudante pode conhecer a prova e o estilo das questões. O aluno também pode checar o nível de exigência das perguntas e verificar se há questões interdisciplinares, ou seja, que envolvem mais de uma disciplina.

Outra vantagem de o estudante fazer provas anteriores do Enem é ele verificar o índice de acertos e erros e conferir em qual área de conhecimento ou disciplina ele se dá melhor.

Em síntese: ir para o Enem sem conhecer as provas anteriores é uma desvantagem frente aos demais participantes.

Acesse as provas anteriores do Enem

Tópicos deste artigo

Por que estudar provas anteriores do Enem?

Fazer provas anteriores do Enem é uma forma prática de estudar para o exame, uma vez que o aluno resolverá as questões como se estivesse fazendo a prova de fato.

Especialistas ressaltam que resolver as provas anteriores contribui para que estudantes tenham ideia de como funciona o Enem e passem a identificar o que mais cai e o que é necessário estudar.

Veja abaixo por que estudar provas anteriores do Enem:

Como estudar provas anteriores do Enem

Listamos abaixo um passo a passo para os alunos estudarem as provas anteriores do Enem com mais eficácia. Confira:

1) Baixe as provas

O primeiro passo é baixar as provas anteriores do Enem. Aqui, no Brasil Escola, temos todas as provas anteriores do Enem. Caso queira, pode baixar as provas direto do site do Inep.

É interessante fazer o download das provas em um computador, notebook ou tablet, uma vez que esses aparelhos são maiores que o celular e, por isso, não vão cansar tanto a vista do aluno.

Mas, se a ideia é fazer uma simulação do dia das provas do Enem, é recomendado que o estudante imprima as provas e faça as questões e a redação à mão.

2) Leia a prova

Antes de resolver as questões, dê uma olhada minuciosa na prova e anote as suas características. Isso será importante para definir sua estratégia de estudo. Por exemplo, alguns vestibulares costumam relacionar assuntos atuais com as disciplinas.

3) Separe um tempo para a prova

Separe um horário específico para resolver a prova. Por exemplo, das 14h às 16h direto ou, se quiser, meia hora para fazer um pedaço. Depois, descansar e, em seguida, mais meia hora.

4) Resolva onde fazer a prova

O ideal é fazer a prova anterior do Enem em uma mesa para simular a carteira na qual o estudante se sentará no dia da prova. É interessante evitar resolver a prova sentado em um sofá ou deitado na cama.

5) Faça a prova

Agora chegou a hora de resolver, de fato, as questões. Você pode imprimir a prova ou responder pelo próprio computador, o importante aqui é tentar simular um ambiente de prova, ou seja, um lugar calmo e sem distrações. Uma outra dica é cronometrar o tempo que gasta em cada prova, para saber em qual tem mais dificuldade.

6) Corrija a prova

Depois de resolver toda a prova, compare com o gabarito. Aqui no Brasil Escola temos o cuidado de disponibilizar os gabaritos definitivos, que são revisados após os pedidos de recurso. No caso do Enem, temos também a resolução comentada das questões. 

7) Anote os erros

Os erros podem ser mais recorrentes em uma área do conhecimento ou disciplina específica. Por isso, é importante anotar os erros. Além disso, estes apontam os assuntos nos quais o estudante tem mais dificuldade.