Atualidades podem ser abordadas nas provas do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio. A avaliação cobra dos estudantes conteúdos estudados ao longo do ensino médio e possui questões interdisciplinares, isto é, que envolvem diferentes disciplinas.
São várias as habilidades e competências exigidas dos candidatos que fazem as provas do Enem. Analisar temas atuais é uma delas, pontua Francisco Moreira Júnior, professor de História e coordenador pedagógico da Plataforma Amplia.
Com isso, é importante que os estudantes estejam atentos ao que está fazendo parte dos debates sociais, reforça Francisco.
No Enem são cobrados temas de interesse social, afirma Andre Freitas, diretor pedagógico do Fibonacci Sistema de Ensino. O exame não exige dos candidatos o conhecimento factual sobre determinados conhecimentos, mas sim que compreendam o contexto de determinado assunto.
Andre exemplifica com o caso do assassinato de George Floyd que foi morto pela polícia estadunidense em maio de 2020. O fato levantou debate sobre a violência policial e o combate ao racismo. Dessa forma, Freitas acredita que uma questão do Enem trataria do tema maior que envolve o fato. Assim, o racismo no Estados Unidos poderia ser uma abordagem, exemplifica.
O Enem 2023 será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. Mais de 3,9 milhões de pessoas confirmaram suas inscrições nesta edição. Com o Enem é possível concorrer a vagas em universidades públicas, disputar bolsas de estudo em faculdades particulares, bem como financiamentos estudandis. Veja como usar a nota do Enem aqui.
Fique por dentro: Os principais assuntos da atualidade de cada mês do ano que podem cair no Enem e vestibulares
Tópicos deste artigo
Atualidades que podem cair no Enem 2023
Professoras(es) listam atualidades que podem ser abordadas nas provas do Enem 2023. Confira:
1) Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial, ou simplesmente IA, é um tema em evidência e tem ganhado novos desdobramentos. Neste ano, o ChatGPT, tecnologia da empresa OpenAI, baseada em linguagem natural chamou a atenção do mundo. A ferramenta é capaz de resolver diversas tarefas como prescrever dietas, produzir textos, explicar conceitos e até programar.
Jessica Gonçalves de Lima, editora de conteúdo de Linguagens da Conquista Solução Educacional, recomenda a leitura dos artigos abaixo para uma melhor compreensão sobre o ChatGPT:
-
“ChatGPT: o robô que mostra como a inteligência artificial pode revolucionar as nossas vidas” - Jornal da Universidade de São Paulo (USP).
-
"ChatGPT e o medo da Inteligência Artificial" - Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Além do chatbot, há ferramentas com IA que são capazes de produzir imagens por meio de comandos escritos, conclui Jessica.
Saiba mais: Inteligência Artificial como tema de redação do Enem e vestibulares
2) Povos indígenas
A crise humanitária e sanitária enfrentada pelo povo Yanomami no início do ano reforçou o debate sobre os povos indígenas no Brasil.
Segundo o professor de História Francisco Junior, "é natural que qualquer exame voltado a concurso em nosso país discuta recorrentemente a ancestralidade do nosso povo. Trata-se de um debate fundamental para a compreensão da nossa história e cultura sob todos os aspectos."
A realidade vivenciada pelos Yanomami está relacionada a outros elementos que são importantes para a compreensão da situação, tais como: garimpo ilegal, invasão ilegal de terras, contaminação da água por mercúrio, corte de verbas públicas destinadas aos povos indígenas, linguagem e costumes desses povos, lista Francisco.
3) Guerra entre Rússia e Ucrânia
A guerra entre Rússia e Ucrânia completou um ano em fevereiro deste ano. Francisco Júnior enfatiza que o assunto envolve um contexto amplo com "fatores territoriais, políticos, econômicos e culturais."
O conflito entre russos e ucranianos relembra a invasão da Crimeia em 2014 e está relacionado a temas e questões como: "Organização do Tratado do Atlântico do Norte (OTAN), Rússia, nacionalismo, expansionismos modernos e a geopolítica de nações que buscam protagonismo político e econômico no cenário atual.", afirmam Margarete Xavier e Átila Zanone, coordenadores de conteúdo do Fibonacci Sistema de Ensino.
Fique por dentro de algumas relações geopolíticas da guerra na videoaula abaixo:
4) Colar de girassol para identificar deficiências não visíveis e termos capacitistas
Em julho deste ano foi sancionada a Lei nº 14.624 que formaliza o uso de uma fita com desenhos de girassois como forma de identificar pessoas que convivem com deficiências não visíveis. Entre essas condições estão: o Transtorno do Espectro Autista (TEA), surdez, diabetes, deficiências cognitivas, entre outras.
A discussão sobre capacitismo ganhou espaço na mídia este ano em alguns momentos. Há expressões, como é o caso de "dar uma de João sem braço" que inferioriza pessoas com deficiência física.
Esses assuntos foram listados por Jessica Lima como possíveis temas que podem ser abordados no exame.
Veja também: Banco de Redações: Mercado de trabalho - desafios enfrentados por pessoas com deficiência
5) Garimpo e microplásticos
A realidade do garimpo envolve questões como "contaminação do ar, solo e água por subprodutos da mineração em garimpos ilegais.", afirma Thais Ananda dos Santos, editora de conteúdo de Física e Ciências da Conquista Solução Educacional.
De acordo com Thais, institutos de pesquisa investigam a presença de níveis elevados de metais pesados, como é o caso do mercúrio, em peixes que vivem nas áreas afetadas pelo garimpo. A profissional alerta que esses metais são prejudiciais à segurança alimentar da população.
Estudos de vários lugares do mundo abordaram as consequências dos microplásticos no ambiente aquático e nos organismos de seres vivos. Entre os problemas estão a contaminação por meio do consumo de alimentos, como os frutos do mar, afirma Thais.
Veja: Dicas de como estudar atualidades para o Enem
6) Oppenheimer: fissão e fusão nuclear
O longa-metragem Oppenheimer, que estreou em julho deste ano nos cinemas, conta a história do físico Julius Robert Oppenheimer, que inventou a bomba atômica em 1945.
Os coordenadores Átila e Margarete reforçam que a obra é uma oportunidade para relembrar os temas de fissão e fusão nuclear.
"Temas esses que nos levam à lembrança da Segunda Guerra Mundial e seu desfecho e consequências, bem como à tecnologia de produção de energia elétrica a partir da energia nuclear. Esta energia é considerada mais limpa do que as tradicionais e mais comuns termelétricas, mas também nos trouxe episódios históricos como Chernobyl. Recentemente, ainda trouxe muitos debates na Alemanha e França – nações que estão repensando suas políticas estatais sobre a diminuição da produção de energia elétrica a partir das usinas nucleares, dado o nível de eficiência enérgica que essa matriz pode oferecer"
Margarete Xavier e Átila Zanone
O assunto pode ser cobrado em questões de Geografia, História e Química, afirmam os coordenadores.
Saiba mais: Tudo sobre a Segunda Guerra Mundial
7) Telescópio James Webb
O telescópio James Webb fez parte do noticiário nos últimos anos. A tecnologia possui a capacidade de "obter informações de como o universo era há bilhões de ano". O tema foi listado por Thais Santos.
Veja quais são os instrumentos ópticos e como eles funcionam aqui.
8) Biotecnologia e técnica do CRISPR
O CRISPR, uma ferramenta da Engenharia Genômica utilizada para a edição do DNA tem ganhado notoriedade há alguns anos, pontua Thais Santos.
De acordo com a profissional, o tema pode aparecer no exame pois está relacionado ao Prêmio Nobel de Química, das cientistas Emmanuelle Charpentier e Jennifer Doudna. Elas desenvolveram a ferramenta CRIPR que possui potencial para curar doenças hereditárias e até câncer.
Saiba mais sobre as causas e tipos de câncer aqui.
9) Racismo
Casos de racismo têm repercutido na mídia. Neste ano o jogador Vinícius Jr. sofreu diversos ataques durante partidas na Europa.
Segundo Stephanie Tassoulas, assessora de História do Sistema Positivo de Ensino, "o combate ao racismo e a busca por uma sociedade antirracista é pauta quente do Enem e considerado um tema interdisciplinar".
Tassoulas recomenda a leitura pelos estudantes de obras como:
-
Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro;
-
Racismo Estrutural, de Silvio Almeida, atual ministro dos Direitos Humanos e Cidadania.
Leia mais: Os aspectos do racismo
10) Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), incluídos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), se enquandram na lista de temas para construir um bom repertório cultural e de argumentação histórica e social para uma produção de texto, afirma Stephanie.
Confira o que é sustentabilidade e a importância do desenvolvimento sustentável nesta página.
11) Linguagem neutra
A linguagem neutra é um tema em alta no debate social. Esse tipo de linguagem possui o objetivo de representar pessoas que não se identificam nem com o gênero masculino e nem com o feminino.
Jessica Lima sugere a leitura de materiais jornalísticas e de revista de grande circulação para os estudantes aprenderem sobre o assunto.
12) Exposições imersivas
Os recursos tecnológicos permitem inovações cada vez mais supreendentes. As exposições imersivas permitem a possibilidade de 'sentir' parte das obras. Ou seja, os sentidos humanos podem ser explorados na experiência de consumo de arte. Essas vivências são citadas por Jessica Lima, como uma das atualidades que podem aparecer no exame.
13) Democracia, cidadania e representatividade
O funcionamento da democracia no Brasil e a representatividade de grupos minoritários na política brasileira são questões que podem ser abordadas nas provas do Enem, segundo Carlos Eduardo Zlatic, editor de Ciências Humanas da Conquista Solução Educacional.
Saiba mais sobre democracia na videoaula abaixo:
Resolva exercícios sobre democracia nesta página.