Estudar para o Enem com podcasts

Professores compartilham podcasts para estudar para o Enem e dão dicas de como usar a ferramenta nos estudos
Por Lucas Afonso

Homem negro com fone de ouvido sentado em frente ao computador
Os podcasts podem ser recursos alternativos nos estudos para o Enem.
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os podcasts podem ser uma alternativa de ferramenta de estudos para o Enem e vestibulares.

Atualmente, os serviços de streaming de áudio contam com uma diversidade de programas de podcasts. As categorias são diversas, entre elas estão os informativos, os de entrevistas e debates, os de história, de idiomas e de curiosidades.

As opções são muitas e na opinião de professores, os vestibulandos podem consumir podcasts como parte do processo de estudos.

O Brasil Escola conversou com educadores que compartilharam dicas de como usar essa ferramenta nos estudos r para o Enem.

Leia também: Tudo sobre repertório cultural na redação do Enem

Tópicos deste artigo

Estudar para o Enem com podcasts

As professoras de Língua Portuguesa e Redação, Renata Maia e Ruth Agostinho, do Poliedro Curso (Perdizes) explicam que em meio à rotina exaustiva de estudos, os estudantes podem recorrer a recursos alternativos como os podcasts. 

"A premissa dos podcasts é apresentar para o ouvinte uma perspectiva sobre assuntos diversos a partir de especialistas ou entusiastas. Eles podem abordar temas variados de várias perspectivas, e, pelo seu formato mais descontraído, podem ajudar a tornar a rotina mais dinâmica e, assim, mais duradoura, afinal, a persistência no estudo é parte fundamental para uma prova como essa".

Renata Maia e Ruth Agostinho Araujo

No vídeo abaixo, as professoras falam sobre as formas de ouvir podcasts e compartilham dicas de como usá-los para estudar:

As educadoras citam as competências e habilidades exigidas pela prova do Enem. Entre elas estão os fundamentos da cidadania e temas de atualidades, que são trabalhados em diversos programas de podcasts. Outro ponto destacado por elas se refere ao repertório cultural, importante para o processo de estudo. 

Nesse sentido, os podcasts podem se tornar novas ferramentas para além das aulas e dos materiais didáticos. Uma opção mais dinâmica e leve para os estudos.

Alessandra Santos, gerente pedagógica da Plataforma Amplia, acredita que os podcasts "são ferramentas auditivas para o fortalecimento da aprendizagem por meio da ideia de rádio digital".

"Os podcasts fazem parte da rotina do aluno que convive com redes sociais e desta forma podem continuar a aprendizagem desenvolvida em sala de aula. Os podcasts que são direcionados para propostas educacionais podem favorecer a internalização de um assunto desenvolvido em sala e desta forma gerar aprendizagem significativa. Ouvir o conceito da aula pela voz de outro educador pode atingir diferentes aprendizes."

Alessandra Santos

Alessandra Santos é uma molher morena e está sorrindo na foto
Alessandra Santos, gerente pedagógica da Plataforma Amplia.

Victor Haony, assessor pedagógico da Mind Makers, compartilha dicas de como usar podcasts para complementar o repertório cultural para o Enem:

Haony enfatiza que é importante os estudantes verificarem as fontes e pessoas que participam dos podcasts. Esse processo ajuda a apurar a origem das discussões e também verificar se as informações transmitidas são verdadeiras. 

Veja: Dicas de como estudar para o Enem com o Instagram

Podcasts do Brasil Escola

O Brasil Escola possui podcasts que trazem explicações sobre temas das disciplinas escolares, bem como debates sobre assuntos da atualidade.

Os podcasts estão disponíveis nesta página. Também é possível ouvi-los nos aplicativos de streaming como Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, Deezer e Castbox. 

No site, os estudantes podem navegar pelas diferentes categorias de podcasts: Atualidades, Biologia, Redação, Química, Gramática, entre outras.

Leia também: Como estudar sozinho para o Enem