Whatsapp
Em 02/06/2021 18h13 , atualizado em 02/06/2021 18h22

Inep não mantém plano de aumentar edições e vagas do Enem Digital em 2021

Notícias

Enem Digital 2021 terá apenas uma edição e a mesma quantidade de vagas de 2020. Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

O Enem Digital 2021 vai permitir a inscrição de 101.100 participantes, a mesma quantidade da edição anterior. A informação consta no edital do exame, que foi divulgado nesta quarta-feira, 2 de junho, no Diário Oficial da União.

Quando foi anunciado, em julho de 2019, o Enem Digital tinha como plano aumentar gradativamente o número de participantes e edições até 2026, ano em que o Exame Nacional do Ensino Médio passaria a ser totalmente digital.

Na época, Abraham Weintraub e Alexandre Lopes, ministro da Educação e presidente do Inep, respectivamente, informaram que o Enem 2021 teria duas edições digitais e uma impressa, além de um aumento no número de participantes em relação à 2020. Ambos já deixaram seus cargos.

O projeto inicial do Enem Digital também previa novos tipos de questões, com vídeos, infográficos interativos e games, o que não aconteceu na sua primeira edição.

Veja como o Enem Digital foi anunciado em 2019:

  • Enem 2020: uma versão digital e uma tradicional (impressa), com 50 mil participantes e provas em 15 capitais

  • Enem 2021: duas edições digitais e uma impressa, com aumento de participantes e locais de provas

  • Enem 2022 a 2025: aumento gradativo até atingir quatro edições do Enem Digital, além de uma edição em papel (tradicional)

  • Enem 2026: quatro edições do Enem Digital, sem aplicação de prova impressa

Em abril de 2020, um mês antes de abrir as inscrições para o Enem, o Inep ampliou o número de vagas para 101.100 e estendeu a aplicação para todos os estados e o Distrito Federal, totalizando 110 cidades.

O Brasil Escola entrou em contato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) questionando a não ampliação de vagas e edições do Enem Digital, mas não obtivemos resposta até o momento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enem Digital 2021

Apesar de o Inep não ampliar as vagas e edições do Enem Digital em 2021, a versão do exame feita em computadores terá novidades em relação ao Enem 2020. Este ano, as provas serão aplicadas no mesmo dia da versão impressa, 21 e 28 de novembro, e terão as mesmas questões e tema da redação.

A outra novidade é que o Enem Digital vai permitir a inscrição de participantes que necessitam de atendimento especializado. Os recursos disponíveis serão prova ampliada, prova superampliada, prova com contraste e locais de prova com acessibilidade para pessoas com deficiência.

A versão digital do Enem é exclusiva e opcional para estudantes que estão no 3º ano do ensino médio ou já concluíram os estudos. Treineiros do Enem só podem fazer a prova tradicional.

Como foi o Enem Digital 2020

Em sua primeira edição, Enem Digital teve uma abstenção de 68,1% no primeiro dia e 71,3% no segundo. Entre os 96.086 participantes que eram esperados para as provas, apenas 27,5 mil compareceram aos dois dias. 

A versão digital do Enem seguiu a tendência apresentada pela tradicional, que registrou 51,5% de ausentes no primeiro dia e 55,33% no segundo, a maior abstenção da história do exame. O adiamento das provas e a pandemia foram apontados como os principais responsáveis pelo alto índice de ausentes.

As provas foram aplicadas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro deste ano. O tema da redação foi "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil". 

Relacionados
Os editais das edições impressa e digital do Enem 2021 foram divulgadas no Diário Oficial da União (DOU) de hoje, 2 de junho.
Veja como é realizado o Enem Digital e saiba como se inscrever. Conheça o formato da prova e entenda como funciona a plataforma de aplicação utilizada pelo Inep.
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, divulgou as datas de inscrições e provas do Enem 2021 em seu perfil em uma rede social.
O ministro da Educação manifestou a intenção de querer fazer parte da comissão que elabora a prova do Enem 2021, o que pode ser classificado como censura.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES