O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal prova educacional do país. Milhares de estudantes utilizam tais notas para entrar em universidades ou conseguir bolsas de estudos e financiamentos.
A adesão de universidades públicas e institutos federais ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) tem tornado o Enem cada vez mais popular entre os brasileiros, já que o exame passa a substituir o tradicional vestibular. Entre as suas principais características estão a exploração da interdisciplinaridade e a exigência da leitura e interpretação de textos, independente da disciplina.
O Enem
O Enem é realizado em dois domingos seguidos. No primeiro dia, os estudantes responderão 90 questões objetivas sobre Ciências Humanas e Linguagens, além de uma Redação. No segundo dia de provas, serão outras 90 questões, desta vez sobre Matemática e Ciências da Natureza.
Detalhes como horário de provas, características estruturais do exame e normas para participação podem ser conferidos no artigo "A prova do Enem na prática".
Competências
O Inep exige a exploração de algumas competências dos participantes, utilizando uma matriz de referência que pode ser conferida no Edital. Em resumo, o Enem propõe ao estudante o domínio da linguagem e suas características; a compreensão dos fenômenos (naturais, histórico-geográficos, tecnológicos e artísticos); o enfrentamento das situações-problema; a construção da argumentação e a elaboração de propostas.
Conteúdo
O conteúdo é construído com base na grade curricular adotada no ensino médio. As questões exigem bastante leitura, já que o formato adotado a partir de 2009 traz muitos textos, os quais são ponto de partida para que o estudante responda as perguntas apresentadas. Uma dica importante para os participantes é treinar a interpretação, já que muitos enunciados contém as respostas.
Outro ponto importante no Enem é a redação. O texto precisa obedecer a norma culta da língua portuguesa, explorar o tema proposto e dar uma solução para a questão-problema levantada pela proposta de redação.
Para diversos professores, muitos participantes não apresentam a proposta de intervenção em seus textos e, por isso ficam, com uma nota mais baixa, já que esta parte representa 20% da pontuação total.