Whatsapp
Em 20/04/2020 09h02 , atualizado em 20/04/2020 10h38

Enem Digital 2020 será aplicado em nova data

Notícias

Provas foram transferidas para novembro por conta da pandemia do novo coronavírus. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

O Enem Digital 2020 teve seu cronograma alterado pelo Ministério da Educação (MEC). Inicialmente previstas para 11 e 18 de outubro, as provas virtuais foram transferidas para 22 e 29 de novembro. 

Veja também: Enem 2020 - Inep garantirá isenção para estudantes de baixa renda

As provas do Enem Digital mudaram de data após a Justiça Federal determinar o adiamento do Enem 2020 por conta da pandemia do novo coronavírus. Apesar da decisão judicial, somente o exame no formato digital sofreu alterações, permanecendo a aplicação do Enem Tradicional para 1º e 8 de novembro. 

A manutenção do Enem 2020 foi defendida pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. "É um ano de desafio, em razão da pandemia de coronavírus. No entanto, não é isso que vai fazer que percamos o ano [...] Não podemos deixar para depois uma geração inteira de médicos, enfermeiros, engenheiros e professores. Não faz sentido", ressaltou. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enem Digital

O Enem Digital está em sua primeira edição e as inscrições serão recebidas de 11 a 22 de maio - mesmo período de cadastro do exame impresso - e até 100 mil estudantes poderão participar. O objetivo do MEC é de que o Enem seja totalmente digital até 2026. 

As provas do Enem Digital terão o mesmo formato do exame impresso: 

  • 45 questões de Linguagens e Códigos
  • Redação
  • 45 questões de Ciências Humanas
  • 45 questões de Ciências da Natureza
  • 45 questões de Matemática

O Enem Digital é voltado somente para quem está no 3º ano do ensino médio ou já terminou os estudos. Treineiros só poderão participar do exame impresso. 

Relacionados
A Defensoria Pública da União (DPU) entrou com uma ação cível pública contra o Inep solicitando a alteração do cronograma do Enem 2020, em virtude da pandemia do covid-19.
O Inep garantirá a isenção da taxa do Enem 2020 para estudantes de baixa renda que perderam o prazo para solicitação do benefício.
O publicou os novos editais do Enem 2020 na edição de hoje, 22 de abril, do Diário Oficial da União. Neles constam as mudanças anunciadas na semana passada.
O Enem Digital estreou com abstenção de 68,1% dos mais de 93 mil inscritos esperados no último domingo (31).
O Inep publicou nesta sexta-feira (24) o resultado dos pedidos de isenção do Enem 2020. Recursos serão aceitos de 27 de abril a 1º de maio.
A Justiça Federal atendeu a ação cível pública da Defensoria Pública da União (DPU) e determinou que o Inep altere o cronograma do Enem 2020 em razão da pandemia de coronavírus.
Quase todas as 100 mil vagas destinadas ao Enem Digital 2020 já foram ocupadas. Saiba como vão funcionar as provas digitais, que serão nos dias 22 e 29 de novembro.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES