O Enem Digital 2020 teve seu cronograma alterado pelo Ministério da Educação (MEC). Inicialmente previstas para 11 e 18 de outubro, as provas virtuais foram transferidas para 22 e 29 de novembro.
Veja também: Enem 2020 - Inep garantirá isenção para estudantes de baixa renda
As provas do Enem Digital mudaram de data após a Justiça Federal determinar o adiamento do Enem 2020 por conta da pandemia do novo coronavírus. Apesar da decisão judicial, somente o exame no formato digital sofreu alterações, permanecendo a aplicação do Enem Tradicional para 1º e 8 de novembro.
A manutenção do Enem 2020 foi defendida pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. "É um ano de desafio, em razão da pandemia de coronavírus. No entanto, não é isso que vai fazer que percamos o ano [...] Não podemos deixar para depois uma geração inteira de médicos, enfermeiros, engenheiros e professores. Não faz sentido", ressaltou.
Enem Digital
O Enem Digital está em sua primeira edição e as inscrições serão recebidas de 11 a 22 de maio - mesmo período de cadastro do exame impresso - e até 100 mil estudantes poderão participar. O objetivo do MEC é de que o Enem seja totalmente digital até 2026.
As provas do Enem Digital terão o mesmo formato do exame impresso:
- 45 questões de Linguagens e Códigos
- Redação
- 45 questões de Ciências Humanas
- 45 questões de Ciências da Natureza
- 45 questões de Matemática
O Enem Digital é voltado somente para quem está no 3º ano do ensino médio ou já terminou os estudos. Treineiros só poderão participar do exame impresso.