Provas do Enem 2021 não serão aplicadas este ano

Inep não tem aplicação do Enem 2021 como meta para este ano. Portaria foi divulgada nesta semana.
Em 13/05/2021 16h16 , atualizado em 13/05/2021 16h37 Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira, 13 de maio, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas Ribeiro, informou que Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 não deve ser aplicado neste ano. A informação foi divulgada pelo portal UOL.

Em portaria publicada no dia 11, o Inep não apresentou a aplicação do Enem 2021 entre as metas institucionais globais para o ano de 2021. Em relação ao Enem, apenas a preparação técnica está prevista. Expectativa é que provas sejam em janeiro de 2022.

Veja o documento

A presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria Helena Guimarães de Castro, afirmou que a informação surpreendeu o órgão. "Todo mundo ficou meio surpreso, perguntando como não teria, mas o presidente disse que esse ano não tinha condições devido ao orçamento", afirmou.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O adiamento da aplicação da prova está relacionado aos problemas com o orçamento para o exame e não pela pandemia, como aconteceu com o Enem 2020. Até amanhã, 14 de maio, é esperado que uma nova portaria seja publicada para esclarecer a situação. O Brasil Escola entrou em contato com o Inep mas até o momento não obteve resposta.

Isenção do Enem 2021

De acordo com o edital de isenção já liberado pelo Inep, na próxima segunda-feira, 17 de maio, o Inep deve abrir o período para os pedidos de isenção de taxa do Enem 2021 e justificativa de ausência na edição anterior. O prazo vai até 28 de maio.

Mais: Veja como pedir a isenção no Enem

Para mais informações acesse a página do Enem 2021 no Brasil Escola.