Whatsapp
Em 13/05/2021 16h16 , atualizado em 13/05/2021 16h37

Provas do Enem 2021 não serão aplicadas este ano

Notícias

Inep não tem aplicação do Enem 2021 como meta para este ano. Portaria foi divulgada nesta semana. Por Giullya Franco
PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira, 13 de maio, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas Ribeiro, informou que Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 não deve ser aplicado neste ano. A informação foi divulgada pelo portal UOL.

Em portaria publicada no dia 11, o Inep não apresentou a aplicação do Enem 2021 entre as metas institucionais globais para o ano de 2021. Em relação ao Enem, apenas a preparação técnica está prevista. Expectativa é que provas sejam em janeiro de 2022.

Veja o documento

A presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria Helena Guimarães de Castro, afirmou que a informação surpreendeu o órgão. "Todo mundo ficou meio surpreso, perguntando como não teria, mas o presidente disse que esse ano não tinha condições devido ao orçamento", afirmou.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O adiamento da aplicação da prova está relacionado aos problemas com o orçamento para o exame e não pela pandemia, como aconteceu com o Enem 2020. Até amanhã, 14 de maio, é esperado que uma nova portaria seja publicada para esclarecer a situação. O Brasil Escola entrou em contato com o Inep mas até o momento não obteve resposta.

Isenção do Enem 2021

De acordo com o edital de isenção já liberado pelo Inep, na próxima segunda-feira, 17 de maio, o Inep deve abrir o período para os pedidos de isenção de taxa do Enem 2021 e justificativa de ausência na edição anterior. O prazo vai até 28 de maio.

Mais: Veja como pedir a isenção no Enem

Para mais informações acesse a página do Enem 2021 no Brasil Escola.

Relacionados
O Enem 2021 pode ser suspenso por falta de verba. Ofício foi enviado pelo MEC ao Ministério da Economia solicitando aumento no orçamento previsto para 2021.
O Inep liberou hoje, 03/05, o edital com as datas para pedidos de isenção de taxa do Enem 2021 e justificativa de ausência. Veja o cronograma!
Em entrevista coletiva sobre o Enem Digital, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, falou quando pretende aplicar as provas impressas e digitais do Enem 2021.
O Inep publicou nota negando o adiamento do Enem 2021 para 2022. O instituto diz que o cronograma está em fase de definição.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES