Whatsapp
Em 29/11/2021 10h02

Prazo para solicitar reaplicação do Enem 2021 está aberto

Notícias

Participantes podem fazer os pedidos até 3 de dezembro, apenas pela internet. Por Lorraine Vilela Campos
Reaplicação do Enem será em 9 e 16 de janeiro de 2022
Reaplicação do Enem será em 9 e 16 de janeiro de 2022
Crédito da Imagem: Brasil Escola
PUBLICIDADE

Começou nesta segunda-feira, 29 de novembro, o prazo para pedidos de reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. As solicitações serão recebidas até 3 de dezembro, apenas pela internet.

Solicite a reaplicação do Enem 2021

A reaplicação do Enem 2021 pode ser solicitada para pessoas que faltaram ao exame por doenças infectocontagiosas, como a Covid-19, por exemplo, além dos participantes que foram impedidos de fazer as provas por problemas logísticos. 

Doenças infectocontagiosas

São exemplos de doenças infectocontagiosas: Covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela. 

Os estudantes terão que anexar ao pedido de reaplicação a descrição médica da condição de saúde e o código correspondente à Classificação Internacional de Doenças (CID). 

Problemas logísticos

São considerados problemas logísticos: desastres naturais; falta de energia elétrica no local de prova ou qualquer outro problema no lugar de realização do exame que impeça a aplicação do Enem. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No caso do estudante que foi picado por um escorpião durante a prova, por exemplo, será necessário solicitar a reaplicação do exame, já que o incidente ocorreu no local do exame e não foi responsabilidade do participante. 

Reaplicação

A reaplicação do Enem 2021 será em 9 e 16 de janeiro de 2022, mesmo período em que haverá prova para os privados de liberdade e para os isentos faltosos que puderam se inscrever em setembro, após decisão da Justiça. 

As provas da reaplicação terão o mesmo formato do Enem regular: 180 questões objetivas igualmente distribuídas por Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, além da Redação. 

A reapliacação será apenas em prova impressa, mesmo para os participantes que inicialmente se inscreveram para o Enem Digital. 

Mais informações no site do Inep e pelo 0800 616161.

Relacionados
Entre os 3,1 milhões de inscritos na edição de 2021 do Enem 2021 cerca de 2,1 milhões compareceram aos dois dias de provas.
No segundo dia do Enem 2021, a prova foi alheia a discussões políticas, sendo mais tradicional e pouco conteudista. Foram aplicadas provas de Ciências da Natureza e Matemática.
Estudantes comentaram o segundo dia de provas do Enem 2021. Domingo contou com questões de Ciências da Natureza e Matemática.
O Inep divulgou os resultados das solicitações de reaplicação do Enem 2021. Provas serão realizadas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022.
O resultado do Enem 2021 será divulgado no dia 11 de fevereiro de 2022. A informação foi dada pelo presidente do Inep, Danilo Dupas.
Com duas edições já realizadas, Enem Digital enfrenta problemas e não atrai os estudantes. Novo formato foi anunciado em 2019 pelo Governo Bolsonaro.
No primeiro dia do Enem 2021, os estudantes responderam questões sobre escravidão, povos indígenas e refugiados. Foram aplicadas provas de Linguagens, Redação e Ciências Humanas.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES