A reaplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 também poderá ser feita neste ano para os participantes que comprovarem estar contaminados com o coronavírus (Covid-19).
As provas digitais do Enem 2020 serão aplicadas nos dias 11 e 18 de outubro e as tradicionais impressas nos dias 1º e 8 de novembro. Quem estiver contaminado com o vírus ou com outras doenças infectocontagiosas deve acessar a Página do Participante até um dia antes da aplicação da prova para informar e comprovar as condições de saúde.
A reaplicação da prova é um direito para os participantes que no dia da aplicação comum estiverem com alguma doença contagiosa, mas a data em que será feita ainda não foi divulgada. As informações estão no item 17.5.1 do edital do Enem Digital e no item 6.16.1 do Enem Impresso.
Veja as doenças que permitem ao estudante pedir a reaplicação do Enem 2020:
- Coqueluche
- Difteria
- Doença Invasiva por Haemophilus Influenza
- Doença Meningocócica e outras meningites
- Varíola
- Influenza humana A e B
- Poliomielite por poliovírus selvagem
- Sarampo
- Rubéola
- Varicela
- Covid-19
Isenção de taxa
O período para solicitar a isenção da taxa do Enem 2020 e fazer a justificativa de falta nas provas de 2019 já está aberto e vai até o dia 17 de abril. Tem direito ao benefício da isenção os seguintes participantes:
- Estudantes que estejam no último ano do Ensino Médio, em 2020, em escola pública;
- Participante que fez todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda máxima de um salário mínimo e meio por pessoa;
- Participantes de baixa renda inscritos no CadÚnico, devendo informar o Número de Identificação Social (NIS), além de ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Já a justificativa de ausência deve ser feita por quem recebeu a isenção da taxa no Enem 2019 e não compareceu aos dois dias do exame e deseja solicitar novamente a isenção para o Enem 2020. O resultado será informado no dia 24 de abril e os recursos serão recebidos de 27 de abril até 1º de maio. As respostas serão dadas no dia 7 de maio.
Enem 2020
Apesar de alguns órgãos ligados à educação solicitarem o adiamento do cronograma do Enem 2020 em consequência da pandemia do coronavírus (Covid-19), o Ministério da Educação (MEC) resolveu manter as datas.
As inscrições serão recebidas entre 11 e 22 de maio. Este ano o Enem terá como novidade a aplicação de provas digitais para 100 mil estudantes em todos os estados do país.
Saiba tudo sobre o Enem Digital 2020
Para mais informações acesse a Página Enem 2020 do Brasil Escola.