Enem 2020: espelho da redação e nota de treineiros são liberados

Participantes não podem apresentar recursos contra as notas. Enem 2020 teve apenas 28 redações nota mil.
Em 28/05/2021 16h55 , atualizado em 28/05/2021 17h07 Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na tarde desta sexta-feira, 28 de maio, o espelho da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e o resultado da prova para os participantes treineiros. 

O espelho da redação e as notas do Enem 2020 podem ser consultados na Página do Participante.

Às 18h o Inep vai liberar a vista pedagógica da redação, onde o participante poderá consultar sua nota em cada uma das cinco competências da redação do Enem.

Participantes do Enem 2020 já podem baixar o espelho da redação

A divulgação do espelho da redação serve apenas para fins pedagógicos, não sendo aceitos recursos contra a nota divulgada no dia 29 de março, junto ao resultado do exame.

Já os treineiros, participantes que não concluíram o ensino médio, não têm direito de utilizar as notas do exame para ingresso em cursos de graduação.

Redação do Enem 2020

O Enem 2020 trouxe três temas de redação, já que houve três aplicações da prova, e apenas 28 estudantes conseguiram atingir a nota 1.000. A primeira redação foi da prova tradicional impressa, seguida pela estreia do Enem Digital e, posteriormente, houve a reaplicação das provas para quem não pode comparecer às provas principais e o Enem PPL. Veja os temas:

Enem Impresso: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”

Enem Digital: “O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil”

Reaplicação e Enem PPL: “A falta de empatia nas relações sociais no Brasil”

Desde a liberação das notas do Enem 2020, os estudantes começaram a apresentar reclamações sobre a nota da redação. Posteriormente, o Inep já havia feito um comunicado esclarecendo a situação e mostrando como é o processo de correção da prova.

Como as reclamações continuaram, o Inep se pronunciou novamente e informou que o Consórcio Cesgranrio-FGV, que cuida da operacionalização do Enem, realizou uma averiguação das redações entre os dias 1º e 4 de abril, e não foram identificados erros nas correções.

Mais: Veja as redações nota mil no Enem 2020

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como é feita a correção da redação do Enem?

Cada redação do Enem é avaliada por dois corretores entre os mais de 4 mil contratados para isso. Os avaliadores têm a função de atribuir uma nota de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências abaixo:

1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
2) Compreensão da proposta de redação;
3) Seleção e organização das informações;
4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto
5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.

A nota final da redação é composta pela média aritmética da pontuação total dada pelos dois corretores, exceto em casos em que há discrepância entre as duas notas.

Mais: Entenda todo o processo da correção de redação do Enem

Veja também: Dicas de quem tirou nota mil na redação do Enem 2020

Enem 2021

As inscrições do Enem 2021 serão recebidas de 28 de junho a 9 de julho. O período para solicitação de isenção de taxa e justificativa de ausência no Enem 2020 termina hoje, 28 de maio.

No entanto, algumas incertezas ainda existem quanto à realização do Enem 2021, já que o Inep ainda não divulgou as datas para aplicação das provas. A preocupação com o cronograma aumentou após o Inep publicar uma portaria que não prevê a aplicação das provas como parte das metas globais para 2021. Por isso, ainda não se sabe se o Enem 2021 será realizado este ano ou em 2022. Saiba mais sobre a situação!

Para mais informações acesse a página do Enem no Brasil Escola.