Whatsapp
Em 28/05/2021 00h10

Enem 2021: prazo para pedidos de isenção e justificativa de ausência termina hoje (28)

Notícias

Solicitações devem ser feitas exclusivamente na Página do Participante, pela internet. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

Termina nesta sexta-feira, 28 de maio, o prazo para pedidos de isenção da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.

Peça a isenção ou justifique a ausência

O prazo para justificar a ausência no Enem 2020 também termina nesta sexta-feira (28). A justificativa é voltada para quem foi isento, faltou ao exame de 2020 e deseja pedir a isenção para 2021. 

Quem pode solicitar a isenção?

A isenção da taxa do Enem 2021 pode ser solicitada pelos participantes que estejam em uma das situações abaixo:

  • Alunos que estejam matriculados no último ano do ensino médio de escolas públicas em 2021;
  • Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou particulares com bolsas integrais, que tenham renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família;
  • Inscritos no CadÚnico do Governo Federal com Número de Identificação Social (NIS) próprio (renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família ou total de três salários mínimos). 

E quem deve justificar a ausência do Enem 2020?

A justificativa de ausência do Enem 2020 só é aceita pelo Inep quando comprovada por documentos. São situações que o participante pode justificar:

  • Assalto ou furto;
  • Acidente de trânsito;
  • Casamento ou União Estável;
  • Morte na família;
  • Maternidade ou paternidade;
  • Acompanhamento de cônjuge ou companheiro;
  • Privação de liberdade;
  • Internação ou repouso médico ou odontológico;
  • Trabalho ou deslocamento a trabalho;
  • Intercâmbio acadêmico;
  • Atividade curricular.

Quando o resultado será divulgado?

Os resultados dos pedidos de isenção e das justificativas de ausência serão informados em 9 de junho. Os participantes poderão entrar com recursos entre os dias 14 e 18 seguintes. 

Os participantes terão as respostas dos recursos em 25 de junho. Todos que tiverem os pedidos aprovados terão que se inscrever no Enem normalmente. O Inep não divulgou oficialmente o período de inscrições no exame, mas no primeiro dia dos pedidos de isenção uma mensagem aparecia ao fim da solicitação, a qual informava o prazo de 28 de junho a 9 de julho

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ausência de datas do Enem 2021

A ausência de datas do Enem 2021 e a incerteza se o exame será realizado em 2021 ou somente em 2022 tem gerado preocupação em professores e estudantes, além de atrapalhar o planejamento de colégios e cursinhos. 

A polêmica em torno da aplicação do Enem 2021 começou com uma portaria do Inep sobre as metas globais para 2021, documento que deixou de fora a realização das provas. A ausência do exame no planejamento deste ano gerou confusão e movimentou o assunto nas redes sociais. 

Após informações circularem na imprensa sobre uma possível aplicação do Enem 2021 somente em 2022 por falta de orçamento, o Inep publicou uma nota afirmando que todos os esforços são realizados para que as provas sejam realizadas ainda em 2021

Independente de boatos, o Enem 2021 está com seu cronograma atrasado em relação aos anos anteriores. Tradicionalmente, o edital é publicado em março e as inscrições são abertas em maio, mas até o momento não houve ao menos a publicação da portaria que regulamenta o exame. 

Mais informações no edital de isenção e pelo site do Inep.

Relacionados
O Inep liberou hoje, 28/05, o espelho da redação e as notas dos treineiros do Enem 2020. Recursos não são aceitos.
Os editais das edições impressa e digital do Enem 2021 foram divulgadas no Diário Oficial da União (DOU) de hoje, 2 de junho.
O Inep liberou hoje, 09/06, o resultado da isenção e justificativa de ausência do Enem 2021. Confira!
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, divulgou as datas de inscrições e provas do Enem 2021 em seu perfil em uma rede social.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES