Enem 2018: Professor dá dicas para a prova de Matemática

Conhecer o formato da prova, ler atentamente as questões e identificar os seus níveis de dificuldade ajudam o estudante.
Em 07/11/2018 16h09 , atualizado em 07/11/2018 16h20 Por Lorraine Vilela Campos

Professor Pedro Ítalo recomenda começar pelas questões fáceis
Professor Pedro Ítalo recomenda começar pelas questões fáceis
Crédito da Imagem: inep
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A prova de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 será aplicada no próximo domingo, 11 de novembro. A disciplina deixa parte dos estudantes com receio pela complexidade de algumas questões e o tempo disponível para a resolução das perguntas. Para chegar preparado (a) neste segundo dia do Enem, confira as dicas do professor Pedro Ítallo.

Conheça o formato da prova

De acordo com o professor de Matemática, a prova do Enem se baseia na Taxonomia de Bloom, uma pirâmide que divide os tipos de conteúdo em níveis de conhecimento:

  1. A base tem o conteúdo mais fácil, os chamados níveis básicos;
  2. O meio tem o conteúdo médio, o que são conhecidos com níveis operacionais;
  3. O topo tem as perguntas mais difíceis, chamados de níveis globais por envolverem os conhecimentos dos outros níveis.
Taxonomia de Bloom: níveis de dificuldade do conteúdo / Reprodução YouTube (Brasil Escola)

Faça uma leitura atenta

Agora que o formato da prova foi explicado e o conceito da pirâmide dos níveis de dificuldade já foi apresentado, o próximo passo é ler atentamente a pergunta da questão e as alternativas e, se necessário, retornar ao enunciado para entender qual o comando. 

Veja dicas de Matemática para o Enem

Segundo Pedro Ítallo, ao ler as perguntas com atenção o estudante conseguirá identificar o nível da questão: fácil; média fácil; médias difícil ou difícil. Um exemplo do nível fácil é quando a pergunta pode ser resolvida facilmente sem conta e de forma rápida, enquanto uma média fácil continua com sua facilidade, mas exige que seja feita alguma operação matemática para achar o resultado. 

Uma dica para treinar a identificação dos níveis nas questões do Enem antes do próximo domingo (11) é acessar provas anteriores

Foque no que você consegue responder

A dica é fazer as questões mais fáceis e deixar as difíceis por último. A prioridade na resolução do que é considerado menos difícil está ligada à forma de correção adotada no Enem: a Teoria de Resposta ao Item (TRI)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A TRI leva em consideração o número de acertos de cada questão e seu nível de dificuldade. Pedro destaca que o método identifica mais facilmente quando o estudante chutou a resposta. Se perguntas difíceis tiverem maiores acertos que as fáceis, ficará entendido que houve chute ao responder e, consequentemente, a nota será menor. Por esse motivo, vários estudantes podem acertar o mesmo número de questões e ainda assim ter pontuações diferentes.

Com as provas dos anos anteriores tendo as questões já identificadas como fáceis, médias ou difíceis, conforme a dica do tópico anterior, é possível treinar esse método de resolver o que for prioritário. Desta maneira, você já tem noção de como será na hora do Enem 2018

Já uma opção para ter noção do tempo que você leva em cada questão é fazer o simulado online do Brasil Escola! No seu computador, tablet ou celular é possível responder as questões gratuitamente e ver qual a duração total do seu treino e como foi seu desempenho. 

Como será o segundo dia do Enem 2018?

Além das 45 questões de Matemática, o segundo dia do Enem 2018 terá a prova de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia), também com 45 perguntas. 

Por se tratar de um dia que exige do estudante contas para resolver as diferentes questões, o Inep ampliou o tempo do exame para 5h totais neste domingo. Os portões serão fechados às 13h e o Enem começará às 13h30 (horário de Brasília). 

Mais informações no especial do Enem 2018 no Brasil Escola!


Relacionados

Professor Pedro Ítalo recomenda começar pelas questões fáceis
12 matérias de Química para revisar antes do Enem 2018
Temida por muitos, as provas de Ciências da Natureza no Enem aborda três grandes área da Química: Química Geral, Físico-química e Química Orgânica. Com a ajuda do Professor Murilo “Xovem”, listamos 12 matérias de Química para revisar antes do Enem 2018. Confira cada uma delas e boa sorte!
Notícias
Professor Pedro Ítalo recomenda começar pelas questões fáceis
Ciências da Natureza: 8 fórmulas de Física para o Enem 2018
O Enem 2018 está em sua reta final! O professor de Física do Brasil Escola, Rafael Helerbrock, explica quais fórmulas podem estar presentes nas 15 questões da disciplina na área de Ciências da Natureza e quando utilizá-las.
Notícias
Professor Pedro Ítalo recomenda começar pelas questões fáceis
Curso gratuito prepara meninas para Olimpíadas de Matemática
Mestranda da PUC-Rio criou projeto Matemática para Garotas ao perceber pouca presença de meninas nas olimpíadas escolares de matemática.
Notícias
Professor Pedro Ítalo recomenda começar pelas questões fáceis
Enem 2018: professor revela quais temas revisar para a prova de Biologia
Com poucos dias para o último dia do Enem 2018, uma boa saída para se dar bem nas provas é revisar o conteúdo. O professor de Biologia Fred da Mata, responsável pelas videoaulas do Brasil Escola, traz os temas que mais caem em Ciências da Natureza quando se fala em Biologia. 
Notícias
Professor Pedro Ítalo recomenda começar pelas questões fáceis
Matemática no Enem: Logaritmo
Acompanhe uma aula gratuita de Matemática para o Enem. O professor Rodrigo Sacramento dará dicas e macetes sobre o assunto Logaritmo. O estudo dos logaritmos é um aprofundamento de potenciação e exponenciação. O logaritmo é um número positivo chamado de x, em uma base a, também positiva e diferente de 1. 
Enem
Professor Pedro Ítalo recomenda começar pelas questões fáceis
Medalhista em Olimpíada Internacional de Matemática dá dicas de como usar a internet para os estudos
Saiba como o vencedor da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) 2018 usou a internet para estudar para a competição. Medalha de ouro para o Brasil, Pedro Lucas Sponchiado, de 17 anos, complementou o conteúdo visto em sala de aula com material disponível online.
Notícias
Professor Pedro Ítalo recomenda começar pelas questões fáceis
O que pode cair de Matemática no Enem 2018 e dicas de como estudar
Saiba o que pode cair no Enem 2018 e conheça algumas dicas de como estudar para esse exame. O conhecimento dos conteúdos de Matemática presentes na matriz de referência e mais frequentes nesse exame ajuda a direcionar os estudos. Veja também algumas dicas para aproveitar melhor o tempo de preparação para o Enem.
Enem
Professor Pedro Ítalo recomenda começar pelas questões fáceis
O que você precisa saber para o 2º dia de provas do Enem 2018
Como foco nas áreas de exatas e biológicas, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 chega ao seu último dia no próximo domingo, 11 de novembro. Para se preparar, o Brasil Escola explica tudo o que você precisa saber sobre a aplicação das provas de Ciências da Natureza e Matemática. 
Notícias