O que você precisa saber para o 2º dia de provas do Enem 2018

O próximo domingo, 11 de novembro, terá a aplicação dos exames de Ciências da Natureza e Matemática.
Em 09/11/2018 17h21 , atualizado em 09/11/2018 17h38 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: brasil escola
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Como foco nas áreas de exatas e biológicas, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 chega ao seu último dia no próximo domingo, 11 de novembro. Para se preparar, o Brasil Escola explica tudo o que você precisa saber sobre a aplicação das provas de Ciências da Natureza e Matemática. 

Veja a análise do primeiro dia do Enem feita por professores

Os horários de abertura e fechamento dos portões seguem os mesmos do primeiro dia. Abrem às 12h, fecham às 13h e as provas começam às 13h30, sempre no horário de Brasília. Confira o horário de fechamento dos portões em seu estado, saia com antecedência de casa e não esqueça de levar documento de identificação com foto e caneta de tinta preta e tubo transparente.

Composição das provas

O segundo dia do Enem 2018 é dividido em duas provas: Ciências da Natureza e Matemática. Todas as questões são objetivas de múltipla escolha e os participantes terão até cinco horas para respondê-las, sendo possível sair com o caderno de questões somente quando estiver faltando 30 minutos para o fim do horário.

A prova de Ciências da Natureza é composta por 45 questões objetivas divididas entre as disciplinas de Física, Química e Biologia. Não necessariamente serão 15 questões de cada disciplina, pois é comum no Enem a presença de questões interdisciplinares. A prova de Matemática também terá 45 questões objetivas.

Ao longo da semana, os professores de Física, Química e Biologia do Brasil Escola deram dicas para as provas e apontaram termas que tem maior probabilidade de cair. Veja:

12 matérias de Química para revisar para o Enem 2018

Professor explica o que revisar para a prova de Biologia do Enem

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Confira dicas do professor de Matemática para fazer o Enem 2018

8 fórmulas para a prova de Física do Enem

Rascunhos

Por se tratar de um dia voltado para disciplinas com contas e fórmulas, o participante poderá rascunhar SOMENTE no caderno de questões. A resolução é usada para encontrar a alternativa correta, mas não será corrigida pelo leitor óptico do cartão-resposta. Folhas avulsas não serão aceitas como espaço para rascunho e, caso algum estudante use, será desclassificado.

Veja também:

DICA: só marque a alternativa no cartão-resposta após optar pela resposta que considera como certa. Se houver rasura ou dificuldade de leitura, a questão é anulada pelo Inep. 

Correção Comentada

Este segundo dia do Enem 2018 também terá correção comentada do Brasil Escola! A resolução das questões é feita pelos professores do Oficina do Estudante e são postadas em tempo real. Também é possível acompanhar o gabarito extraoficial em nossas redes sociais. 

Quando terminar as provas do Enem, corra para o Brasil Escola e confira as suas respostas!

Gabarito oficial e resultado

A previsão é de que o gabarito oficial do Enem seja publicado em 14 de novembro. As respostas são apenas para que os participantes possam conferir as alternativas corretas, já que o Inep não receberá recursos. 

O resultado do Enem 2018 está previsto para ser anunciado em 18 de janeiro de 2019. As notas poderão ser usadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), no Programa Universidade Para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Também é possível utilizar a pontuação para estudar em Portugal. 

Mais informações no Especial do Enem 2018 no Brasil Escola.


Relacionados

12 matérias de Química para revisar antes do Enem 2018
Temida por muitos, as provas de Ciências da Natureza no Enem aborda três grandes área da Química: Química Geral, Físico-química e Química Orgânica. Com a ajuda do Professor Murilo “Xovem”, listamos 12 matérias de Química para revisar antes do Enem 2018. Confira cada uma delas e boa sorte!
Notícias
Ausentes no primeiro dia de provas do Enem 2018 representam 24,9% dos inscritos
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 começou no último domingo, dia 4 de novembro e registrou o menor percentual de abstenção desde 2009. Dos mais de 5,5 milhões de inscritos, 1.374.430 não compareceram ao primeiro dia de provas, registrando um índice de 24,9% de ausentes.
Notícias
Ciências da Natureza: 8 fórmulas de Física para o Enem 2018
O Enem 2018 está em sua reta final! O professor de Física do Brasil Escola, Rafael Helerbrock, explica quais fórmulas podem estar presentes nas 15 questões da disciplina na área de Ciências da Natureza e quando utilizá-las.
Notícias
Enem 2018: Professor dá dicas para a prova de Matemática
A prova de Matemática do Enem 2018 será aplicada no domingo, 11 de novembro. Para chegar preparado (a) neste segundo dia do Enem, confira as dicas do Pedro Ítallo, professor de Matemática do canal do Brasil Escola no YouTube. 
Notícias
Enem 2018: professor revela quais temas revisar para a prova de Biologia
Com poucos dias para o último dia do Enem 2018, uma boa saída para se dar bem nas provas é revisar o conteúdo. O professor de Biologia Fred da Mata, responsável pelas videoaulas do Brasil Escola, traz os temas que mais caem em Ciências da Natureza quando se fala em Biologia. 
Notícias