Enem 2018: inscrições estão abertas

Interessados podem se inscrever até o dia 18 de maio. O cadastro é feito na Página do Participante.
Em 07/05/2018 09h30 , atualizado em 07/05/2018 09h35 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: Enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 estão abertas. Completando 20 anos de sua criação, a maior prova do Brasil receberá inscrições até o dia 18 de maio.

Inscreva-se aqui

A taxa do Enem 2018 permanece no mesmo valor do ano passado: R$ 82. O pagamento poderá ser feito até o dia 23 de maio em agências bancárias, casas lotéricas, aplicativos bancários, internet banking e agências dos Correios que tenham o serviço do Banco Postal.

O boleto da taxa do Enem 2018 é gerado ao fim da inscrição. A confirmação do pagamento pode levar alguns dias para ser feita, já que as agências bancárias precisam repassar os dados para o Ministério da Educação (MEC). 

Saiba tudo sobre o Enem 2018

Pedidos de isenção

Esta foi a primeira edição em que o Enem teve seus pedidos de isenção da taxa antes da realização das inscrições. Os participantes de escolas públicas e de baixa renda puderam solicitar a gratuidade da taxa entre os dias 2 e 15 de abril. 

O resultado dos pedidos de isenção foi divulgado em 23 de abril. Dos 3.818.663 estudantes que solicitaram a gratuidade, mais de 500 mil tiveram seus pedidos negados. Eles puderam recorrer até 29 de abril e as respostas foram liberadas no último sábado, 5 de maio, e podem ser consultadas na Página do Participante

O balanço preliminar dos isentos, antes dos pedidos de recurso, mostrou uma queda de quase 30% na concessão da isenção da taxa do Enem. Em 2017, o Inep aprovou a gratuidade de 4.731.592 pessoas contra 3.318.149 deste ano.

Quem conseguiu a isenção da taxa do Enem 2018 também precisa realizar a inscrição até o dia 18 de maio. Para esses estudantes, alguns dados já estarão preenchidos no sistema, como as informações socioeconômicas.

Justificativa de Falta

Os isentos do Enem 2017 que não fizeram as provas puderam justificar a ausência para solicitar a isenção da taxa para 2018. O cronograma foi igual ao das solicitações dos demais participantes e o resultado também pode ser visto na Página do Participante. 

O Inep recebeu pedidos de revisão de 208.588 pessoas, mas só 8.486 apresentaram documentos oficiais para a justificativa. Deste total, o instituto aceitou a solicitação de 4.345 participantes, os quais terão a isenção no Enem 2018 se estiverem dentro das categorias de escola pública e/ou baixa renda. 

Inscrições Enem 2018

O primeiro passo para a inscrição no Enem 2018 é acessar a Página do Participante e preencher o espaço com o CPF próprio e senha a ser cadastrada. 

Veja um passo a passo de como se inscrever no Enem 2018

Na inscrição do Enem 2018, alguns itens não poderão ser trocados depois: instituição de ensino, local de realização da prova e opção de Língua Estrangeira da prova de Linguagens e Códigos (Inglês ou Espanhol).

O participante precisa escolher a cidade na qual estará nos dias do Enem 2018 (4 e 11 de novembro), não tendo necessidade de ser seu município de residência. Em relação à lingua estrangeira, se a opção não for marcada, as questões referentes ao idioma estrangeiro da prova de Linguagens e Códigos serão de Inglês. 

Se o estudante for isento, basta finalizar a inscrição após o preenchimento de todos os dados e a inscrição no Enem 2018 estará confirmada. Os demais terão que pagar o boleto até 23 de maio para que estejam confirmados no exame. 

Atendimento Especial

O Inep disponibiliza dois tipos de atendimento especial para os participantes do Enem: específico e especializado. A solicitação do auxílio e o envio da documentação que comprova o direito serão recebidos no período de inscrição do exame, ou seja, de 7 a 18 e maio. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conheça as categorias do atendimento especial

Os participantes terão acesso às respostas dos pedidos pelo acesso no site, por SMS ou e-mail cadastrados na inscrição. Entre os atendimentos especiais estão provas ampliadas; provas em videolibras; auxílio de intérprete; salas com acesso para cadeirantes; permissão para aleitamento materno em local específico; condições especiais para gestantes; permissão para usos de aparelhos necessários para candidatos com algum tipo de doença, como diabetes, problemas cardíacos e afins. 

Nome Social

Assim como nas últimas edições, travestis e transexuais poderão solicitar o uso do nome social no Enem 2018. O prazo para os pedidos de inclusão do nome social no formulário do(a) participante será de 28 de maio até 3 de junho. 

Novidades

O Inep anunciou algumas novidades no Enem 2018, além do período específico para os pedidos de isenção e a necessidade de justificativa de faltas. Acompanhe as principais mudanças:

=> Ampliação do tempo de prova do segundo dia: o segundo domingo (11 de novembro) terá 30 minutos a mais para a realização das provas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

=> Aumento do prazo para recursos no atendimento especial: As solicitações de atendimentos especiais negados terão prazo de recurso ampliado de três para cinco dias após o estudante ser avisado pelo Inep. O aviso é feito por SMS e e-mail.

=> Pedidos de atendimento hospitalar após a inscrição no Enem 2018: Outra novidade do Atendimento Especial é que os estudantes que se encontrarem em condições hospitalares após o período de inscrição do Enem 2018 terão o direito de solicitar a aplicação específica pela Central de Atendimento ao Cidadão, pelo 0800 616161. Os pedidos serão analisados pela Comissão de Demandas e os participantes serão avisados nos meios de contato como SMS e e-mail. 

=> Reforço na segurança: a revista será intensificada para evitar que os participantes fraudem as provas. Saiba mais neste link.

Provas

As provas do Enem 2018 serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro, dois domingos consecutivos, a partir das 13h30. Os estudantes deverão chegar até as 13h.

Primeiro dia do Enem (4 de novembro) => 45 questões objetivas de Ciências Humanas e suas Tecnologias; 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a Redação. 

Segundo dia do Enem (11 de novembro) => 45 perguntas de múltipla escolha de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 de Matemática e suas Tecnologias. 

O gabarito oficial do Enem 2018 será publicado três dias úteis após o fim do segundo dia de provas. Já o resultado final do exame é esperado para janeiro de 2019. 

Os participantes privados de liberdade (PPL) e pessoas que tiverem a autorização do Inep para a reaplicação do exame por motivo de doença ou outro terão suas provas em 18 e 19 de dezembro. 

As notas do Enem 2018 poderão ser usadas para o ingresso em instituições públicas em 2019 por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU); bolsas de estudos com o Programa Universidade Para Todos (ProUni); e para financiar a faculdade particular no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Estude no Brasil Escola

Após realizar a inscrição no Enem 2018, nada melhor do que estudar online e gratuitamente para o exame! O Brasil Escola traz videoaulas no site; vídeos no nosso canal do YouTube; provas anteriores e suas correções comentadas; Simulado; correção de redação, dicas e muito mais!

Para mais informações, acesse o edital o Enem ou a página do Enem 2018 no Brasil Escola!


Relacionados

Enem 2018: Inep esclarece problema com o boleto e explica confirmação da inscrição
O Inep divulgou um comunicado esclarecendo o problema que alguns estudantes estão enfrentando na geração do boleto do Enem 2018. Nas primeiras horas de inscrição do Enem 2018, na última segunda-feira (7), estudantes reclamaram nas redes sociais que não estavam conseguindo gerar a GRU.
Notícias
Enem 2018: bancos podem demorar até cinco dias para informar o pagamento da taxa
O Inep informou que as instituições bancárias estão precisando de três a cinco dias para comunicar o pagamento do boleto do Enem 2018. As inscrições para o Enem 2018 encerram na próxima sexta-feira, dia 18, mas a Guia de Recolhimento da União (GRU) pode ser paga até o dia 23 de maio.
Notícias
Enem 2018: estudantes do 3º ano da rede pública ainda podem pedir isenção
Os estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública ainda podem pedir isenção da taxa do Enem 2018. As inscrições são recebidas de hoje (7) até o dia 18 de maio, exclusivamente pela internet.
Notícias
Enem 2018: estudantes reclamam que não conseguem emitir o boleto
As inscrições para o Enem 2018 abriram por volta das 10h desta segunda-feira, 7 de maio, e cerca de 200 mil pessoas já realizaram a inscrição. No entanto, alguns estudantes estão reclamando nas redes sociais que não estão conseguindo gerar o boleto para pagamento.
Notícias
Enem 2018: mais de 2 milhões de estudantes já se inscreveram
Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 já supera os dois milhões. A expectativa do Ministério da Educação é de 7,5 milhões de estudante se inscrevam para esta edição.
Notícias
Inep libera resultado dos recursos para isenção no Enem 2018
Os estudantes que solicitaram isenção no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 já podem consultar o resultado dos pedidos, inclusive com respostas dos recursos. Este foi a primeira vez que os pedidos de isenção foram recebidos antes do prazo de inscrição, entre os dias 2 e 15 de abril.
Notícias
Inscrições abertas para o Vestibular 2018/2 da UECE
A Universidade Estadual do Ceará (UECE) está com inscrições abertas para seu Vestibular 2018/2. Os interessados devem se inscrever, pela internet, até dia 25 de maio, pagando uma taxa no valor de R$ 130.
Notícias
Mais de 1,3 milhão de estudantes se inscreveram para o Enem 2018 no primeiro dia
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou na manhã desta terça-feira (8) que mais de 1,3 milhão de estudantes já estão inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018.
Notícias