Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 superou na noite de ontem, 8 de novembro, a marca de 2 milhões de inscrições. Até as 10h de hoje, foram registradas 2.157.689 inscrições.
No ano passado, 1,6 milhão de estudantes haviam feito a inscrição até a manhã do terceiro dia. A marca de 2 milhões só foi superado no quarto dia de inscrições. O Enem 2017 teve 6,7 milhões de inscritos,
A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é que 7,5 milhões de estudante se inscrevam no Enem 2018. As inscrições estão sendo recebidas desde o dia 7 de maio, na Página do Participante.
Inscrições
Para participar do Enem 2018, os estudantes devem fazer a inscrição até 18 de maio. A confirmação do registro será feita mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 82, que deve ser paga até 23 de maio.
Veja como se inscrever no Enem
Esta foi a primeira edição em que o Enem teve seus pedidos de isenção da taxa antes da realização das inscrições. Os participantes de escolas públicas e de baixa renda puderam solicitar a gratuidade da taxa entre os dias 2 e 15 de abril.
O MEC informou que, excepcionalmente, os estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas que se inscreverem no Enem 2018 até 18 de maio, mesmo não tendo solicitado a isenção em abril, terão gratuidade automática da taxa. Saiba mais sobre essa modalidade de isenção.
Veja as transformações em 20 anos de Enem
Provas
As provas do Enem 2018 serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro, dois domingos consecutivos. Em ambos os dias os participantes terão que responder 90 questões objetivos, mas no primeiro domingo também tem prova de redação.
Dia 04/11: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação.
Dia 11/11: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias.
O primeiro dia de provas terá cinco horas e meia de duração, e o segundo cinco horas. As provas começarão às 13h30, horário de Brasília, mas os candidatos deverão chegar até as 13h.
Por que fazer o Enem 2018
As notas do Enem 2018 poderão ser usadas para o ingresso em instituições públicas em 2019 por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU); bolsas de estudos com o Programa Universidade Para Todos (ProUni); e para financiar a faculdade particular no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Estude no Brasil Escola
No Portal Brasil Escola você encontra uma séria de ferramente para se preparar para o Enem 2018, online e de graça. Além das videoaulas no site, tem diversos vídeos em nosso canal do YouTube. É possível acessar provas anteriores e suas correções comentadas; um Simulado com questões de edições anteriores; correção de redação, dicas e muito mais!
Para mais informações, acesse o edital o Enem ou a página do Enem 2018 no Brasil Escola!