Enem 2017: quase 30% dos participantes ainda não sabem onde farão as provas

Eles serão alertados via e-mail sobre a necessidade de acessar o cartão para saber o local da prova.
Em 01/11/2017 11h25 , atualizado em 01/11/2017 11h57 Por Adriano Lesme

Crédito da Imagem: Inep
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Quase 30% dos 6,7 milhões de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 ainda não acessaram o cartão com os locais das provas. A informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira, 1º de novembro, pela presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Maria Inês Fini, em entrevista coletiva.

Acesse seu local de prova do Enem 2017

Os quase 2 milhões de estudantes que ainda não acessaram o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) receberão um e-mail alertando que precisam acessá-lo para saber onde farão as provas dos próximos dois domingos, dias 5 e 12 de novembro.

Além da data, horário e local das provas, o CCI também apresenta as opções de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos e/ou especializados, caso tenham sido solicitados. O acesso ao cartão do Enem foi liberado no dia 20 de outubro.

Declaração de Comparecimento

A partir desta edição, os próprios candidatos terão que imprimir sua declaração de comparecimento, caso necessitem comprovar sua presença na prova. Antes, o Inep imprimia duas declarações por participante. A medida significou a economia de cerca de R$ 342.848,14.

Quem precisar comprovar que participou do Enem deverá entrar na Página do Participante, fazer download da declaração, uma para cada domingo, imprimir e levá-la nos dias das provas para a assinatura do coordenador de sala.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A declaração do primeiro dia de provas já está disponível, enquanto o documento referente ao segundo dia será liberado somente a partir do dia 6 de novembro.

Enem 2017

Mais de 6,7 milhões de participantes farão as provas nos domingos 5 e 12 de novembro, em 12.416 locais de prova, distribuídos em 1.725 cidades brasileiras. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, sempre no horário de Brasília. 

No primeiro dia, eles terão das 13h30 às 19h para responder 90 questões de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos e produzir a redação. Já no segundo, o Exame será aplicado das 13h30 às 18h e constituído por 90 questões de Ciências Humanas e Matemática.

Os participantes deverão se apresentar com antecedência, portando um documento de identidade legível e em bom estado de conservação (veja no edital os documentos aceitos) e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente (tipo Bic).

O resultado do Enem 2017 está previsto para o dia 19 de janeiro de 2018. As notas poderão ser usadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU); no Programa Universidade Para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Detalhes no Edital.


Relacionados

Brasil Escola fará correção comentada do Enem 2017
O Brasil Escola divulgará, em tempo real e de forma gratuita, a correção comentada do Enem 2017, nos domingos dias 5 e 12 de novembro.
Notícias
Enem 2017: participante que desrespeitar direitos humanos ainda perderá pontos
Por não ter sido notificado da decisão, Inep não é obrigado a cumprir a suspensão sobre Direitos Humanos no Enem 2017.
Notícias
Enem 2017: participantes com mais de 30 anos tentam mudar de carreira
Veja histórias de profissionais que vão fazer o Enem 2017, nos dias 5 e 12 de novembro, para mudar de carreira
Notícias
Enem 2017: videoaulas ao vivo serão transmitidas um dia antes das provas
Os professores do QG do Enem preparam algumas dicas e conteúdos para uma revisão que deve ser transmitidas nos dias que antecedem as provas do Enem 2017.
Notícias
Enem: Escola Sem Partido quer tirar direitos humanos da redação
Uma ação apresentada pelo Movimento Escola sem Partido no TRF 1 pede que o termo Direitos Humanos seja retirado do edital do Enem.
Notícias
Enem: Justiça suspende nota zero na redação que desrespeitar direitos humanos
O TRF-1 suspendeu o item do Enem que atribui nota zero para a redação que desrespeitar os direitos humanos.
Notícias
Redações do Enem 2017 serão avaliadas por 9 mil corretores
O Inep confirmou que 9 mil pessoas serão responsáveis pela correção das provas de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017.
Notícias
Temas de História que mais caem no Enem
Confira alguns temas de História que mais caem nas provas do Enem.
Enem