Em 07/11/2017 17h50 , atualizado em 07/11/2017 18h05

Enem 2017: participantes aprovam dia específico para humanas

Notícias

Mais de 4,6 milhões de inscritos fizeram exames no último domingo (5), em 1,7 mil cidades Por Silvia Tancredi
PUBLICIDADE

No primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, cujas provas foram aplicadas no último domingo (5), os inscritos responderam, em um mesmo dia, vez todas as questões de disciplinas da área de humanas e produziram a redação. Até o ano passado, havia provas de Ciências da Natureza e de Humanas no primeiro dia e, no segundo, Linguagens e Matemática.

Confira a correção comentada 1º dia Enem 2017

Entre os temas abordados nas provas estão direitos humanos e a valorização do conceito de cidadania inclusiva. “Tivemos questões sobre direitos indígenas, participação feminina na política, direitos das minorias e sobre a Constituição” enumera Célio Tasinafo, diretor pedagógico do curso e colégio Oficina do Estudante de Campinas (SP).

A organização do Enem esperava mais de 6,7 mil estudantes no primeiro dia do Enem 2017, porém mais de 30% não compareceram. “Já fiz três vezes o Enem e nunca vi faltar tanta gente”, comenta Mariana Muhammad, de 17 anos, estudante do 3º ano do ensino médio em Goiânia (GO).

Saiba mais sobre o 1º dia do Enem 2017

Bianca Santos (foto acima), 17 anos, de Campinas, acredita que, ao ter todas as perguntas de humanas no mesmo dia, a prova ficou mais fácil. Este já é o terceiro Enem do qual ela participa. “Neste ano, os textos estavam menores. Penso que é pelo tempo e para não cansar os alunos”.

A estudante Mariana aprovou todas as provas de humanas no mesmo dia

Mariana achou o Enem mais tranquilo do que no ano passado, mas considera que a prova de Linguagens foi cansativa. Ela também aprovou serem contempladas todas as questões de humanas no mesmo dia. 

A estudante goiana comenta que esperava que, neste ano, caíssem efemérides, como os cem anos da Revolução Russa e os 500 anos da Reforma Protestante. “Deu pra perceber que essa nova banca é mais de consequência dos fatos do que de conceitos, principalmente na parte de Geografia”, analisa. 

Tasinafo pensa que colocar todas as provas de humanas no mesmo dia deixou a impressão de ser mais difícil e cansativa, mas, ao analisar cada área em separado, não houve nada de diferente em relação aos outros anos. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os estudantes devem ter tido dificuldade para controlar o tempo durante a prova

Por outro lado, o coordenador do curso e colégio Objetivo, Eduardo Figueiredo, de São Paulo, acredita que as provas do primeiro dia do Enem foram longas. "Os estudantes devem ter tido dificuldade para controlar o tempo durante a prova, pois todas as questões apresentavam textos longos. O participante devia gastar, em média, três minutos para cada questão, o que é difícil”.

Figueiredo avalia ainda que as provas deste ano foram as mais difíceis desde as de 2009, pois exigiram conhecimento específico do tema e muita leitura.

Redação

O tema da redação do Enem 2017 foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. A escolha do assunto foi elogiada, mas considerada difícil por alguns inscritos.

Professores explicam como deveria ser a redação dos participantes do Enem 2017

A estudante Bianca, que está fazendo o Enem para tentar ingressar no curso de Relações Públicas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), acredita que o tema da redação foi interessante, mas analisa que outros assuntos mais atuais poderiam ter sido abordados como a transposição do rio São Francisco ou identidade de gênero, por exemplo. 

“Durante o ensino médio, discutimos a temática de pessoas portadoras de deficiência, mas em nenhum momento falamos especificamente de surdos. Sendo assim, o tema pegou bem de surpresa”, comenta a jovem.

"O tema da redação do Enem 2017 pegou bem de surpresa", comenta Bianca

Mariana aprovou o tema da redação. “Achei super fácil de falar porque, por não ter muita coisa, você não se perde nas ideias e é claro e objetivo”, elogia. Ela pensa em estudar Odontologia na Universidade Federal de Goiás (UFG).

2º dia do Enem 2017

As provas do Enem continuam a ser aplicadas no próximo domingo (12), das 13h30 às 18h. Desta vez, os inscritos vão responder 45 questões objetivas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física).

Faltam poucos dias, mas você pode aproveitar para revisar algum conteúdo específico sobre as disciplinas que vão cair, fazer o simulado gratuito do Enem ou assistir vídeos no canal do Brasil Escola no YouTube.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES