Como será o Fies 2024?

Confira as regras e o funcionamento do programa que financia mensalidades dos cursos de ensino superior em Instituições Privadas de Ensino
Em 19/01/2024 08h08 , atualizado em 25/04/2024 15h13 Por Tiago Vechi

Estudantes universitários caminhando
Mensalidades de cursos superiores podem ser financiadas por meio do Fies.
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Fies é o programa de financiamento estudantil coordenado de Ministério da Educação. Para se ter direito às condições de financiamento estabelecidas no Fies é necessário realizar a prova do Enem.

Confira: Fies, SiSU e ProUni - entenda a diferença das seleções do MEC

Quem pode participar do Fies 2024?

O Fies 2024 aceitará a inscrição de candidatos que atendam às seguintes condições:

  • Ter renda familiar mensal, por pessoa, de um até três salários mínimos;

  • Ter feito qualquer edição do Enem desde 2010 (sem ser como treineiro);

  • Não ter zerado a redação do Enem;

  • Ter tirado média geral do Enem de, pelo menos, 450 pontos.

Além desses critérios, também é vedada a concessão de financiamento para alunos que já estejam recebendo os benefícios de outras edições do Fies ou tenham sido selecionados na edição anterior. Em contrapartida, é permitido o financiamento para aqueles candidatos que tenham sido beneficiados com bolsas parciais do Prouni. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como funciona o Fies?

As inscrições para o Fies 2024 serão recebidas gratuitamente pelo site do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O cadastro exige os dados da conta gov.br, como CPF e senha. No caso de você não ter conta gov.br, é possível criar um novo acesso.

Após entrar em sua conta, o candidato entra no sistema de vagas do Fies. Nesse momento, é preciso completar os demais dados exigidos e escolher até três cursos de graduação, dentre aqueles disponíveis no grupo de preferência.

Fui aprovado no Fies e agora?

O resultado do Fies será publicado no Portal Único. O estudante aprovado realizará um contrato de financiamento com um agente financeiro, a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil.

Será necessário seguir as seguintes etapas:

  • 1º fase: o pré-selecionado no Fies deve completar as informações no site oficial.

  • 2ª fase:  todos os pré-selecionados terão que procurar Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino na qual a vaga é oferecida para análise da documentação, dentro do prazo de cinco dias. 

  • 3ª fase: após validar a documentação pela CPSA, o selecionado tem 10 dias (após o 3º dia da validação) para procurar o banco parceiro do Fies para o fechamento do contrato. 

Os estudantes que não forem selecionados, em um primeiro momento, serão automaticamente registrados na Lista de Espera. Não haverá um novo ranqueamento das notas e os candidatos devem acompanhar a pré-seleção na página do Fies. 

Vagas remanescente Fies

As vagas remanescentes do Fies são as oportunidades abertas pelo programa que não são ocupadas por nenhum participante do projeto. Para se inscrever nas vagas remanescentes do Fies é preciso:

I - ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem a partir da edição de 2010, com nota no Exame válida até o momento anterior à abertura das inscrições, tenha obtido média aritmética das notas nas 5 (cinco) provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na prova de redação superior a 0 (zero), assim como não tenha participado no referido Exame como "treineiro";

II - possuir renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos; e

III – possuir matrícula ativa no curso/turno/local de oferta/IES para o qual optar por se inscrever, devendo obrigatoriamente estar em situação de "cursando" no momento da inscrição. 

Saiba mais sobre o Fies aqui