Datas do Enem 2024 são divulgadas: confira o cronograma do exame

Provas do Enem 2024 serão realizadas em dois domingos consecutivos de novembro
Em 13/05/2024 07h47 , atualizado em 13/05/2024 13h30 Por Lucas Afonso

Fundo beje, estudante negro sorrindo com computador, texto Enem 2024.
Provas do Enem 2024 acontecerão em novembro.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As datas do Enem 2024 já foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Enem 2024 será aplicado em dois domingos, nos dias 3 e 10 de novembro. Milhões de participantes devem participar da avaliação que permite aos estudantes concorrerem vagas em cursos de graduação.

Na última edição do exame, cerca de 3,9 milhões de candidatos se inscreveram, no entanto, 2,7 milhões, em média, participaram das provas.

Em fevereiro e março deste ano, o Inep realizou uma pesquisa sobre a participação no Enem 2023. No levantamento, os inscritos do último exame responderam questões que abordaram desde o processo de preparação para as provas até a logística no dia das provas.

Confira também: Fuvest divulga datas do Vestibular 2025

Datas do Enem 2024

Veja, abaixo, as datas do Enem 2024:

  • Inscrições: 27/05 a 07/06

  • Provas: 03 e 10/11

  • Gabaritos: 20/11

  • Resultado: 13/01/2025

Como serão as provas do Enem 2024?

As provas do Enem 2024 serão compostas de 180 questões objetivas e uma redação. Confira como será o exame:

1º dia | Domingo, 3 de novembro

  • Redação

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias

2º dia | Domingo, 10 de novembro

  • Matemática e suas Tecnologias

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Confira, na imagem abaixo, a composição das provas do Enem 2024:

Fundo verde, composição das provas do Enem 2024
Provas do Enem 2024 serão aplicadas em dois domingos consecutivos no período vespertino. 

O que é o Enem 2024?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma avaliação aplicada anualmente pelo Inep a milhões de estudantes de todas as regiões brasileiras. Atualmente, o exame é a principal porta de entrada para o ensino superior, seja ele público ou privado.

As inscrições para o Enem são realizadas pela internet na página do participante. Para se inscrever, o estudante precisa ter cadastro na conta gov.br, o login único dos serviços digitais do governo federal. 

A participação no Enem é gratuita para quem está no terceiro e último ano do ensino médio, como também aos candidatos que possuem direito à isenção da taxa de inscrição da prova. Com o Pé-de-Meia, estudantes beneficiados pela política pública receberão R$ 200 após participarem das provas do Enem.

Confira as provas anteriores do Enem nesta página

Estudantes com caderno de provas do Enem
O Enem é aplicado desde 1998.
Crédito: Marcelo Camargo / Agência Brasil. 

Onde usar as notas do Enem 2024?

As notas do Enem 2024 poderão ser utilizadas para concorrer a vagas no ensino superior, seja em universidades públicas ou em particulares (na condição de bolsista ou não).

O Ministério da Educação (MEC) conta com as seguintes seleções que utilizam a nota do Enem:

  • Sistema de Seleção Unifica (SiSU): com inscrições abertas uma vez ao ano, o SiSU aceita a nota do Enem mais recente e oferece vagas em instituições públicas de ensino.

  • Programa Universidade para Todos (ProUni): são dois prazos de inscrição ao ano. O ProUni oferece bolsas de estudo (integrais e parciais) em faculdades particulares de todo o Brasil a estudantes que participaram de uma das duas últimas edições do Enem.

  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): com dois prazos de inscrição, o Fies concede financiamento para o pagamento de mensalidades em cursos superiores de instituições privadas. Uma das novidades do programa são as vagas do Fies Social, destinadas a estudantes de baixa renda que poderão financiar até 100% dos encargos educacionais. Podem participar aqueles que fizeram qualquer prova do Enem desde 2010.

Lembrando que os programas do MEC reservam vagas para grupos específicos de estudantes como os autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e Pessoas com Deficiência (PcD).

Além disso, algumas instituições promovem seus próprios processos seletivos que recebem as notas do Enem como forma de seleção. É o caso da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), responsável pelo Enem-USP, que disponibiliza vagas para a Universidade de São Paulo (USP) por meio do Enem. 

Leia também: Lei de Cotas - O que é e como funciona?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que estudar para o Enem 2024?

Os conteúdos cobrados nas provas do Enem 2024 são aqueles vistos ao longo do ensino médio. O Brasil Escola conta com uma lista de conteúdos para cada disciplina que podem cair no Enem 2024. Veja aqui!

Além disso, por meio das videoaulas do site, é possível revisar os assuntos e temas que são mais recorrentes nas provas do Enem. 

Veja também: Como se preparar para o Enem com videoaulas

Redação do Enem 2024

O Banco de Redações é uma ferramenta gratuita que pode auxiliar no processo de preparação para a prova de redação do Enem.

Todo mês é divulgado um tema diferente. Os estudantes podem enviar suas redações para ser corrigida pela equipe de professores ou pela Iara, a Inteligência Artificial do Brasil Escola.

Conheça mais sobre o Banco de Redações aqui.