Estudantes que fizeram as provas do Enem 2023 poderão participar de uma pesquisa realizada pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A iniciativa conta com apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
O estudo possui objetivo de levantar informações dos próprios candidatos para o aperfeiçoamento da aplicação do exame nas próximas edições. O questionário da pesquisa estará disponível para responder até o dia 8 de março e será enviado ao e-mail de todos os inscritos da última edição do Enem.
Mais de 2,7 milhões de estudantes fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. As notas do exame podem ser utilizadas para o ingresso no ensino superior por meio de processos seletivos organizados pelo MEC.
Confira também: MEC apresenta o Fies Social, nova versão do programa de financiamento da educação superior
Pesquisa sobre o Enem 2023
A pesquisa sobre o Enem 2023 será enviada no endereço de e-mail de cada participante que se inscreveu nas provas da última edição do exame.
Os estudantes responderão a perguntas que abordam desde o processo de preparação para a prova até a logística de deslocamento ao local de aplicação. Será possível responder às perguntas desta pesquisa até o dia 8 de março.
Vale lembrar que no ano passado, muitos participantes foram alocados em locais de prova acima dos 30 quilômetros de suas residências. Com isso, esses estudantes puderam solicitar a participação na reaplicação do Enem.
Como funciona a pesquisa sobre o Enem 2023?
Todos os inscritos do Enem 2023 receberão via e-mail o link da pesquisa do MEC e Inep. Antes de começar a responder, o estudante precisa verificar seus dados e responder à seguinte pergunta "Você deseja participar da pesquisa 'Participação dos Estudantes no Enem 2023'?".
Ao indicar "SIM", o participante poderá iniciar as respostas do questionário. Após concluir, não será possível responder novamente às questões do estudo.
Assim que efetivar a participação na pesquisa, o estudante não poderá acessar mais a ferramenta do estudo. O link para participação é pessoal e intransferível, enfatiza o Inep.
Enem 2024
O Enem 2024 deve ser realizado no mesmo formato que as edições anteriores da avaliação. O MEC ainda não divulgou as datas de aplicação das provas, tampouco o edital com as regras.
Geralmente, o Enem acontece em dois domingos consecutivos, no período vespertino, no mês de novembro.
Fique por dentro de tudo sobre o Enem aqui!