UEMG abre inscrições do Vestibular 2020 com habilidades específicas

Os interessados podem se inscrever até 17 de janeiro de 2020 e a taxa é de R$ 20. 
Em 03/12/2019 12h02 , atualizado em 03/12/2019 12h04 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Foto: UEMG/Divulgação
Crédito da Foto: UEMG/Divulgação
Crédito da Imagem: UEMG/Divulgação
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Estão abertas as inscrições para as provas de habilidades específicas do Vestibular 2020 da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Os interessados podem se inscrever até 17 de janeiro de 2020 e a taxa é de R$ 20. 

Faça sua inscrição

A participação nas provas de habilidades específicas é obrigatória para os candidatos aos cursos de Música e Artes Plásticas.

Enem 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) constituirá a segunda etapa da avaliação da UEMG, por isso, os candidatos precisam ter feito o Enem em 2017, 2018 OU 2019. 

Isenção

Os candidatos de baixa renda podem solicitar a isenção da taxa de inscrição até o dia 13 de dezembro. Os vestibulandos terão que comprovar renda de até 1,5 salário-mínimo por pessoa da família para que possam obter o benefício. 

Procan

A UEMG reserva 50% de suas vagas para o Procan, programa de ações afirmativas que destina oportunidades para estudantes de escolas públicas que tenham renda familiar de até 1,5 salário mínimo. Os interessados precisam se inscrever até 13 de dezembro para que possam concorrer como cotistas. 

As oportunidades do Procan são divididas em cinco categorias, cada uma delas com uma porcentagem específica dentro dos 50% destinados aos cotistas: 

  • Negros = 21% das vagas do Procan
  • Quilombolas = 3% das vagas do Procan
  • Indígenas = 3% das vagas do Procan
  • Ciganos = 2% das vagas do Procan
  • Egressos de escola pública (independente de etnia) = 16% das vagas do Procan
  • Pessoas com deficiência = 5% das vagas do Procan

Provas

As provas de habilidades específicas serão aplicadas em 8 e 9 de fevereiro. Somente os candidatos que forem aprovados na avaliação da UEMG passarão para a segunda etapa da seleção (aproveitamento do Enem). 

Resultado e Vagas

O resultado final do Vestibular para cursos com habilidades específicas será publicado até 28 de fevereiro de 2020. 

A UEMG oferece 225 vagas no Vestibular 2020 com habilidades específicas, sendo 125 para a Escola Guignard e 100 para a Escola de Música, ambas em Belo Horizonte/MG. 

As oportunidade se dividem em Artes Plásticas - bacharelado ou licenciatura; Música - educação musical escolar (licenciatura) e Música - instrumento e canto (licenciatura ou bacharelado). 

Mais informações no Edital e pelo site da UEMG.