Datas históricas em vestibulares e no Enem

Acontecimentos que marcaram história são abordados com frequência em processos seletivos. Por isso, é fundamental ficar ligado.
Em 12/09/2019 17h12 , atualizado em 12/09/2019 17h17 Por Silvia Tancredi

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Ontem a tragédia conhecida como atentado de 11 de setembro de 2001, em Nova Iorque (EUA), completou 18 anos. O episódio foi muito lembrado nos meios de comunicação. Por ser um acontecimento histórico, tem possibilidade de cair em vestibulares e no Enem.

Assim como ficar ligado em temas da atualidade, estar a par de datas e de episódios do passado é muito importante. As bancas de processos seletivos podem usar os assuntos como “desculpa” para cobrá-los em questões de Ciências Humanas ou também em enunciados de questões de Ciências da Natureza ou Matemática.

Outro exemplo está na proposta de redação, que pode ser baseada em um tema histórico ou apresentar recortes ou trechos de assuntos do passado que podem auxiliar na hora de desenvolver o texto. Mais uma vantagem de não perder o que aconteceu em épocas anteriores: se você apresentar dados históricos na sua redação, vai fazer diferença e levar vantagem diante dos outros concorrentes. 

Como ficar ligado aos acontecimentos históricos?

Mas, e como fazemos para saber quais episódios marcantes completam aniversário? Uma boa dica é ficar atento à home aqui do Brasil Escola. A equipe que atualiza o portal sempre está ligada ao que acontece e aconteceu de importante. Então, cheque sempre os destaques!

Quer saber mais datas relevantes? O Brasil Escola tem uma seção específica chamada Datas Comemorativas na qual você pode pesquisar tudo o que aconteceu, mês a mês. Você vai lembrar, por exemplo, eventos ou personalidades e explicações para questões históricas e culturais.

É do tipo de estudante curioso? Esta vai para você: que tal saber sobre a vida e a obra de pessoas que marcaram época? Podem ser artistas, escritores, músicos, cientistas e muito mais! E, sim, isso pode cair em vestibulares e no Enem.

Confira a seção de biografias do Brasil Escola

Outra ideia é pesquisar, seja em livros, seja na internet, acontecimentos que completam aniversários em 2019. Aliás, já que está aqui, estudante, separamos dez datas importantes. Anote! Bons estudos!

   100 anos da Teoria da Relatividade
    • 100 anos do Tratado de Versalhes
    • 50 anos da chegada do homem na lua
    • 50 anos do Festival Woodstock
    • 30 anos da queda do muro de Berlim
    • 30 anos da morte do artista Salvador Dali
    • 30 anos das primeiras eleições diretas para presidente depois da Ditadura Militar
    • 25 anos da morte de Ayrton Senna
    • 25 anos do Plano Real
    • 10 anos do novo acordo ortográfico