Após prorrogação, inscrições do Enem 2020 terminam hoje

Interessados podem se inscrever até as 23h59. Taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser paga até amanhã.
Em 27/05/2020 00h05 Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 terminam nesta quarta-feira, 27 de maio, às 23h59, após terem sido prorrogadas. A taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser paga até amanhã, dia 28.

Inscreva-se no Enem 2020

O período de inscrição no exame terminaria na última sexta-feira, 22 de maio, mas foi prorrogado pelo Inep após erros no envio de fotos. Os interessados podem se inscrever apenas para as provas impressas, pois as 101 mil vagas da versão digital do Enem, novidade desta edição, já foram preenchidas.

Até o último sábado, quando o Inep divulgou o balanço das inscrições, o Enem recebeu cerca de 5,5 milhões de cadastros.

Como fazer a inscrição no Enem 2020?

O estudante deve acessar a Página do Participante, informar o CPF e cadastrar uma senha para acesso ao portal. Também será necessário informar os dados pessoais (data de nascimento, sexo, cor/raça, estado civil e nacionalidade), local de nascimento, endereço com CEP, opção de língua estrangeira, cidade onde fará as provas e escolaridade, além de preencher um questionário socioeconômico.

Na última semana, o Inep informou que os estudantes sem RG também podem se inscrever no exame com outro documento, como o CPF.

Neste ano também foi exigido que os estudantes, ao final da inscrição, enviem uma foto atual e nítida, que auxiliará na identificação no dia das provas. Como muitos estudantes relataram problemas para anexar a imagem, o Inep também decidiu que os estudantes poderiam enviá-la posteriormente.

Veja como se inscrever no Enem 2020:

Atendimentos Especiais

Para os participantes que precisam de atendimento especializado no dia das provas a solicitação também só pode ser feita até hoje. Os participantes com deficiência, gestantes, idosos e outros devem solicitá-lo durante a inscrição, fazendo o envio da documentação que comprove a necessidade.

Já a solicitação do atendimento por nome social para os participantes travesti ou transexual deverá ser feita entre os dias 1º e 5 de junho.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Saiba mais sobre o atendimento especializado

Adiamento das provas

A aplicação do Enem 2020, tanto na versão impressa como digital, estava prevista para novembro. Em consequência da pandemia do coronavírus (Covid-19), as provas foram adiadas, e a previsão do Inep é que a aplicação seja adiada entre 30 e 60 dias. 

De acordo com o Inep, em junho será feita uma pesquisa com os participantes inscritos no Enem para que as novas datas das provas sejam definidas.

As provas estavam marcadas para os dias 1 e 8 de novembro, na versão impressa, e 22 e 29 de novembro, na versão digital. Após muitas reclamações sobre a aplicação do Enem por parte de estudantes e órgãos ligados à educação, no dia 19 de maio o Senado aprovou um Projeto de Lei (PL) que prorroga os processos seletivos para acesso ao ensino superior, incluindo vestibulares e o Enem 2020.

Mais: Saiba mais sobre o Projeto de Lei para adiar o Enem 2020

Apesar do adiamento, o formato das provas segue o mesmo. Veja como as provas impressas e digitais serão divididas:

  • 1º dia: 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas e uma Redação;
  • 2º dia: 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e 45 de Matemática.

Cartilha de Redação

Ontem, 26 de maio, o Inep liberou para o público em geral a cartilha seguida pelos avaliadores que corrigem a redação do Enem. Anteriormente, o material era restrito aos corretores.

A intenção de liberar o material pela primeira vez foi para contribuir com estudantes que não estão tendo acesso às aulas no período de pandemia, pois os manuais trazem mais detalhes sobre as competências avaliadas na redação.

Para mais informações acesse a Página do Enem 2020 no Brasil Escola.