Whatsapp
Em 26/05/2020 12h36 , atualizado em 26/05/2020 12h48

Enem: Inep libera cartilha com critérios de correção da redação

Notícias

Material, antes restrito aos corretores, detalha os fatores que determinam a pontuação em cada uma das competências avaliadas. Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

Nesta terça-feira, 26 de maio, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou para o público em geral a cartilha seguida pelos avaliadores que corrigem a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Este material era restrito aos corretores.

O material é composto por seis manuais de capacitação dos corretores de redação, elaborados para a edição de 2019. São cinco manuais para cada uma das competências avaliadas na redação do Enem e um manual que descreve as situações que levam à nota zero.

Baixe aqui a cartilha dos corretores da redação do Enem

De acordo com o Inep, a intenção de liberar o material pela primeira vez é adicionar mais um recurso de estudo para os estudantes que estão sem aula devido à pandemia de coronavírus (covid-19). "O material permitirá um aprofundamento dos participantes, professores e estudantes em geral", diz o Inep.

Esses manuais são diferentes das cartilhas divulgadas todos os anos para os participantes do Enem. Os manuais dos corretores são mais detalhistas no que diz respeito ao que define a pontuação em cada uma das competências avaliadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Correção da redação do Enem

A redação do Enem é avaliada por dois corretores, que concedem uma nota entre 0 e 200 pontos em cada uma das cinco competências:

1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
2) Compreensão da proposta de redação;
3) Seleção e organização das informações;
4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto
5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.

Caso a diferença entre as notas dos dois avaliadores for maior que 80 pontos em uma competência ou superior a 100 pontos no total, um terceiro corretor avalia a redação. Nesse caso, a nota final do participante será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem.

Persistindo a discrepância de notas, a redação é avaliada por uma banca de especialistas. Essa banca também avalia todas as redações que recebem nota 1000 pelos avaliadores.

Saiba mais sobre a correção da redação do Enem

Enem 2020

As inscrições para o Enem 2020 encerram amanhã, dia 27, após terem sido prorrogadas. A taxa é de R$ 85 e deve ser paga até quinta-feira, dia 28. Cerca de 5,5 milhões de estudantes já efetuaram a inscrição.

As provas do Enem 2020 foram adiadas em 30 a 60 dias após pressão de estudantes, políticos e orgãos da Justiça. O Inep irá realizar, em junho, uma enquete direcionada aos inscritos perguntando sobre por quanto tempo adiar as provas. Inicialmente, elas estavam marcadas para os dias 1 e 8 de novembro, provas impressas, e 22 e 29 de novembro, provas digitais.

Relacionados
As inscrições para quem deseja ser corretor da redação do Enem 2020 estão abertas. Prazo vai até 5 de outubro.
O Enem 2021 pode ser suspenso por falta de verba. Ofício foi enviado pelo MEC ao Ministério da Economia solicitando aumento no orçamento previsto para 2021.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES