Veja o ranking de melhores escolas do Enem 2015

Oferecimento:

Colégio em Teresina é o melhor entre as escolas com mais de 90 alunos participantes do exame

Em 06/10/2016 11h31 , atualizado em 06/10/2016 14h07
Por Adriano Lesme
Crédito da Imagem: Brasil Escola

Com a liberação do resultado do Enem 2015 por Escola, na última terça-feira, 4 de outubro, o Brasil Escola organizou um ranking com o desempenho dos colégios no exame. Na lista, é possível consultar a média da escola, a classificação, sua localização, porte e taxa de participação no Enem.

Acesse o ranking Enem 2015 por Escola

O Brasil Escola optou por separar as escolas de acordo com o seu porte, para que a comparação entre as instituições seja mais justa. Em relação ao porte, o Ministério da Educação (MEC) classifica as escolas da seguinte maneira:

Muito pequeno: de 1 a 30 alunos
Pequeno: 31 a 60 alunos
Médio: 61 a 90 alunos
Grande: acima de 90 alunos

Essa divisão também impede que escolas que selecionam os melhores alunos visando apenas uma melhor classificação no ranking apareçam à frente de instituições de médio e grande porte que não realizam esta prática. Algumas escolas chegam a criar um CNPJ para a turma com os melhores alunos do 3º ano.

Melhores escolas

Entre as escolas de grande porte, o primeiro lugar ficou com Instituto Dom Barreto, de Teresina, seguido pelo Colégio Bernoulli - Unidade Lourdes e Colégio Santo Antônio, ambos de Belo Horizonte. O Colégio Bionatus II, de Campo Grande, é a melhor entre as escolas de porte médio, à frente do Colégio Olimpo, de Brasília, e do Educandário Santa Maria Goretti, de Teresina

O Colégio Objetivo Integrado, de São Paulo, é o melhor entre os de pequeno porte, à frente de dois colégios de Fortaleza, Ari de Sá Cavalcante e Christus Pré-Universitário. Também em Fortaleza, o Antares Colégio Pré-Vestibular ocupa a primeira posição entre as de porte muito pequeno. Em seguida estão Coleguium, de Belo Horizonte, e Sistema Elite de Ensino, do Rio de Janeiro.

Escolas participantes

Das 25.777 escolas com alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio regular, 14.998 tiveram os resultados divulgados por possuírem pelo menos 10 alunos participantes do Enem 2015 e taxa de participação igual ou superior a 50%. No ano passado, foram 15.640.

Por um equívoco na interpretação da legislação por parte da equipe técnica que fez os cálculos para a divulgação dos resultados do Enem 2015 por Escola, as instituições com ensino médio integrado, como os institutos federais (Ifs), foram excluídas do resultado. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai processar as notas dessas escolas e divulgar novo resultado em breve.

Cálculo da média

Os cálculos do Enem por Escolas têm como base as médias de desempenho dos alunos participantes do Enem 2015 em cada unidade escolar, para cada área de conhecimento e redação, e também pela distribuição percentual dos alunos participantes da escola nos níveis de desempenho de cada área.