O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou nesta segunda-feira, 31 de outubro, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 das escolas que oferecem o Ensino Médio integrado à Educação Profissional.
A lista inclui os Institutos Federais de Educação que foram excluídos dos resultados disponibilizados em 4 de outubro devido a um equívoco da equipe técnica na interpretação da legislação que rege a classificação das escolas.
Segundo o Inep, das 1.308 escolas que atuam nesta etapa de ensino, 961 passaram a ter seus resultados divulgados. Destas, 9,57% (92) pertencem à rede privada de ensino, 28,72% (276) à federal, 60,35% (580) às estaduais e 1,35% (13) às municipais.
Além disso, 355 escolas cujas notas foram liberadas na primeira divulgação dos dados tiveram seus resultados alterados por conta da inclusão dos estudantes do Ensino Médio Integrado no universo dos cálculos. Outras 24 deixaram de integrar a lista por não mais cumprirem a taxa de participação.
Com isso, o Brasil Escola providenciará, nos próximos dias, a atualização do ranking com o desempenho dos colégios no exame que, no portal, é apresentado conforme o porte dos estabelecimentos de ensino.
Cálculo
Os cálculos do Enem por Escolas têm como base as médias de desempenho dos alunos participantes do Enem 2015 em cada unidade escolar, para cada área de conhecimento e redação, e também pela distribuição percentual dos alunos participantes da escola nos níveis de desempenho de cada área.
Também foram considerados os seguintes indicadores: Índice de Nível Socioeconômico (Inse) dos alunos e Indicador de Formação Docente, Indicador de Permanência na Escola (Ensino Médio) e Porte das escolas.