Somente 77 participantes alcançaram a nota mil na redação do Enem 2016
Edição apresentou queda em relação ao ano passado, quando o número foi de 104 pontuações máximas.
O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 foi publicado nesta quarta-feira, 18 de janeiro, e um dado chamou a atenção nas informações divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC): a pontuação da redação. De mais de 6,3 milhões de participantes, apenas 77 conseguiram atingir a nota mil.
Saiu mal? Pratique aqui sua redação
Houve uma queda considerável em relação aos anos anteriores, já que o Enem 2014 registrou 250 candidatos "nota mil" na redação e a edição de 2015 contou com 104 pontuações máximas. O desempenho baixo deste ano significa que a cada 76.380 participantes, apenas um conseguiu atingir a nota mais alta.
A maior parte dos participantes, composta por 1.940.504 estudantes, tirou entre 501 e 600 pontos na redação do Enem 2016.
Notas da Redação do Enem 2016
Dois temas em um Enem
O Enem 2016 contou com uma peculiaridade. Por causa das ocupações de escolas que serviriam como locais de prova, mais de 271 mil participantes tiveram suas provas transferidas, ficando assim duas datas do exame: 5 e 6 de novembro e 3 e 4 de dezembro.
Com duas datas diferentes, foi preciso a elaboração de um segundo tema de redação para ser aplicado. A primeira prova, aplicada em novembro, trouxe a proposta "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil" , enquanto o Enem de dezembro trouxe para discussão "Os caminhos para combater o racismo no Brasil".
Assim como nos anos anteriores, os dois temas propostos para 2016 se basearam em questões presentes no cotidiano e que exigem propostas de intervenção baseadas nos Direitos Humanos.
Notas zero
O Enem 2016 registrou 291.806 redações com nota zero ou que foram anuladas. Entre elas, a maior parte foi entregue em branco (206.127). A maioria das redações anuladas foi por fuga ao tema (46.874). Os outros motivos são parte desconectada, cópia do texto motivador, texto com menos de sete linhas, não adequação ao modelo dissertativo e desrespeito aos direitos humanos.
Redações anuladas e zeradas do Enem 2016
No Enem 2015, 529.374 redações foram anuladas ou zeradas. Naquele ano, o motivo principal das anulações foi fuga ao tema, que foi "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira". A edição de 2014 teve 529.373 anuladas ou zeradas, das quais quase 300 mil foram deixadas sem nenhuma linha preenchida. Naquele ano, o tema foi "Publicidade infantil em questão no Brasil".
Correção
A correção é feita por dois corretores, os quais atribuem nota de zero até 200 para cada competência:
- Domínio da norma padrão da língua;
- Compreensão da proposta da redação;
- Seleção e organização dos dados e informações;
- Demonstração de conhecimento do tema, da língua e da argumentação;
- Elaboração da proposta de intervenção, respeitando os Direitos Humanos.
Se em uma ou mais competências a diferença entre as notas dos dois avaliadores for maior que 80 pontos, um terceiro corretor dá a nota daquela competência. Esse terceiro avaliador também é acionado se a diferença da soma total das cinco competências for superior a 100 pontos.
Se o terceiro corretor não chegar a um acordo com os outros dois avaliadores, a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores, presidida por um doutor. Essa banca também é acionada para examinar as redações com nota máxima (1.000). Saiba mais aqui.