Whatsapp
Em 19/01/2017 11h42

Enem 2016: apenas 7,7% dos solicitantes atingiram nota mínima para Certificação

Notícias

Candidatos devem obter, pelo menos, 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 na Redação. Por Wanja Borges
PUBLICIDADE

Dos 1.033.761 candidatos que indicaram a pretensão de utilizar os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 para fins de Certificação de Conclusão do Ensino Médio, apenas 79.814 atingiram a nota mínima em todas as áreas, o equivalente a 7,7%.

Confira o resultado do Enem 2016

Veja as datas de inscrições do SiSU, ProUni e Fies

O índice é ainda menor entre as pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade: 6,7%. Isso significa que dos 42.331 candidatos que solicitaram a certificação, somente 3.620 conseguirão o documento.

Os dados foram divulgados ontem, 18, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep)  durante entrevista coletiva que apresentou os resultados gerais do Enem 2016.

Certificação

Para ter direito ao Certificado ou à Declaração Parcial de Proficiência, os participantes devem atingir, no mínimo, 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 na Redação. Eles também devem possuir 18 anos completos até a data de realização da primeira prova do Enem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os candidatos que obtiveram a pontuação citada anteriormente deverão procurar a instituição certificadora, indicada no ato da inscrição, para solicitar o respectivo documento. Vale ressaltar que competem às instituições definirem procedimentos complementares.

Mudanças

Na terça-feira, 17, o ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou que o Certificado de Conclusão do Ensino Médio não será mais concedido a partir das notas do Enem, como acontece desde 2009. A medida já valerá para 2017.

A partir do próximo ano, os interessados deverão realizar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que foi ampliado para passar a conceder o documento. Confira detalhes aqui.

Relacionados
Em contato realizado pelo Vestibular Brasil Escola, o Inep informou que a publicação do edital do Enem 2017 não deve ser antecipada para este mês.
O Enem não poderá ser usado como forma de obter o Certificado do Ensino Médio. Informação foi dada pelo MEC hoje (17). A medida valerá já este ano.
O Inep abriu hoje (18) a Consulta Pública para avaliar possíveis mudanças no exame. A pesquisa pode ser respondida até 10 de fevereiro.
Alguns participantes da edição do Enem 2016 estão relatando nas redes sociais que ainda não conseguiram visualizar suas notas.
Somente 77 participantes alcançaram a nota mil na redação do Enem 2016. Resultado oficial foi divulgado nesta quarta-feira (18).
O Inep divulgou hoje (18) as notas máximas e mínimas do Enem 2016. Entenda como o resultado do exame é calculado e saiba se você se saiu bem.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES