Enem 2016: apenas 7,7% dos solicitantes atingiram nota mínima para Certificação

Candidatos devem obter, pelo menos, 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 na Redação.
Em 19/01/2017 11h42 Por Wanja Borges

Crédito da Imagem: Enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Dos 1.033.761 candidatos que indicaram a pretensão de utilizar os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 para fins de Certificação de Conclusão do Ensino Médio, apenas 79.814 atingiram a nota mínima em todas as áreas, o equivalente a 7,7%.

Confira o resultado do Enem 2016

Veja as datas de inscrições do SiSU, ProUni e Fies

O índice é ainda menor entre as pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade: 6,7%. Isso significa que dos 42.331 candidatos que solicitaram a certificação, somente 3.620 conseguirão o documento.

Os dados foram divulgados ontem, 18, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep)  durante entrevista coletiva que apresentou os resultados gerais do Enem 2016.

Certificação

Para ter direito ao Certificado ou à Declaração Parcial de Proficiência, os participantes devem atingir, no mínimo, 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 na Redação. Eles também devem possuir 18 anos completos até a data de realização da primeira prova do Enem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os candidatos que obtiveram a pontuação citada anteriormente deverão procurar a instituição certificadora, indicada no ato da inscrição, para solicitar o respectivo documento. Vale ressaltar que competem às instituições definirem procedimentos complementares.

Mudanças

Na terça-feira, 17, o ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou que o Certificado de Conclusão do Ensino Médio não será mais concedido a partir das notas do Enem, como acontece desde 2009. A medida já valerá para 2017.

A partir do próximo ano, os interessados deverão realizar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que foi ampliado para passar a conceder o documento. Confira detalhes aqui.