SiSU 2023/1: aluna 1º lugar em Medicina na UFPR Toledo dá dicas de estudo para o Enem

Entre os conselhos, estão descobrir método de estudo mais eficiente e evitar distrações para não perder o foco da aprovação

Em 01/03/2023 18h50 , atualizado em 02/03/2023 14h00
Por Silvia Tancredi
Sofia Rycerz
Crédito da Imagem: Divulgação

Sofia Rycerz Souza, 19 anos, mora em Cascavel, no interior do Paraná. A estudante obteve primeiro lugar em Medicina, no campus Toledo da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O curso foi oferecido no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2023/1, cujo resultado saiu ontem, 28 de fevereiro.

A aluna está radiante com a aprovação. "A sensação de passar no SiSU é uma felicidade indescritível que eu desejo para todos os estudantes", ressalta.

Gostar muito de estudar e gostar de pessoas. Esses são alguns dos motivos pelos quais a jovem escolheu passar no curso de Medicina.

"Decidi que queria a carreira de Medicina quando eu percebi que não seria um problema abrir mão de grande parte do meu tempo para o bem do próximo e para aliviar as dores e salvar as vidas. Optei por Medicina quando eu decidi que eu queria saber o que fazer quando alguém tivesse um sofrimento. Poder ajudar de alguma forma as pessoas", explica.

Leia também:

1º lugar em Medicina na UFMG pelo SiSU 2023/1: Thales Tinoco (22) compartilha dicas para o Enem

Medicina: 1º lugar na UFRGS no SiSU 2023/1 recomenda análise da prova do Enem para passar

Rotina de prepação para o Enem

Sofia lembra que a sua preparação para o Enem começou de alguma forma no início da vida estudantil.

"Desde sempre procurava estudar, aprender e tirar boas notas. Isso fez com que eu construisse uma base de conhecimento muito boa que eu refinei no ensino medio e no cursinho estudando especificamente para o Enem", comenta.

A rotina de estudos de Sofia foi muito intensa, a ponto de ela brincar que estudava profissionalmente. De acordo com ela, a vida era casa, cursinho e alguma atividade física.

Confira abaixo sua rotina:

=>Durante a semana: frequentava o cursinho de manhã e à tarde resolvia questões e revisava o que tinha visto no dia.

=>Finais de semana: resolvia provas anteriores do Enem completas ou as listas do cursinho Fleming Medicina sobre os conteúdos que tinha visto no dia ou na semana, pois assim o conteúdo ficava fresco.

Leia também: 10 passos para criar uma rotina de estudos

A estudante lembra ainda que precisou abrir mão de algumas distrações. "Durante um bom tempo da preparação para o Enem eu fiquei sem redes sociais para que nada me tirasse do foco que era ser aprovada no curso de Medicina", recorda.

Dicas de estudo para o Enem

Usar mapas mentais é uma dica de estudo para o Enem

Sofia Rycerz sente-se muito feliz por ter passado em Medicina no SiSU. Por isso, a jovem compartilha dicas de estudo para o Enem:

  • Procure estudar ativamente, ver o conteudo de fato e entender a logica do professor;

  • Faça muitas questões de provas antigas do Enem e corrigia-as para não cometer os mesmos erros;

  • Descubra sua melhor forma de estudo. Por exemplo, enquanto alguns aprendem apenas ouvindo a aula, outros precisam ler os livros outros escrever à mão

  • Revise constantemente o que você já estudou. Afinal, não tem como confiar que tendo contato uma vez com a materia o conteúdo será gravado. É preciso constantemente rever o conteudo para não esquecer;

  • Adote técnicas de estudo como flashcards, resumos e mapas mentais;

  • Não tenha medo de mudar a sua forma de estudar. O estudo precisa ser modulável, para que ele possa ser aperfeicoado;

  • Não desista e, se for preciso, abra mão de distrações, como redes sociais e horas de lazer. No final vale muito a pena!