A aprovação em primeiro lugar em um dos cursos mais disputados como é o caso de Medicina é algo que muitos vestibulandos desejam.
Essa foi a colocação do estudante Thales Tinoco, de 22 anos, aprovado em 1º lugar em Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
O estudante natural de Belo Horizonte (MG) também foi aprovado em grandes processos seletivos: o vestibular da Fuvest, o vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o Enem-USP.
Apesar da primeira colocação no SiSU 2023/1, ele disse que irá optar por cursar Medicina na Universidade de São Paulo (USP).
O Brasil Escola conversou com Thales para saber um pouco de sua história e de como foi seu processo de preparação para as provas.
Veja também: 1º lugar em Medicina na UFGRS no SiSU 2023/1 recomenda análise da prova do Enem para passar
Trajetória acadêmica
Thales Tinoco conta que foi no terceiro ano do ensino médio que decidiu fazer Medicina.
Após a conclusão do ensino médio, ele fez três anos de cursinho, sendo o último pelo Poliedro Curso.
O jovem que morou na capital mineira grande parte da sua vida, se mudou para o interior de São Paulo, na cidade de São José dos Campos (SP). Lá ele morou em um alojamento estudantil.
"A USP sempre pareceu muito distante, mas em 2021 eu fiquei próximo de passar para a segunda fase da Fuvest . Foi aí que eu decidi buscar um cursinho focado nela e achei o Poliedro, que superou todas as minhas expectativas de ter uma estrutura focada nas provas paulistas e Enem".
Saiba mais: seis maneiras de estudar para o Enem pela internet
Rotina de estudos
A rotina de estudos de Thales envolvia todos os dias da semana, de segunda a sábado ele tinha aulas do cursinho. Aos finais de semana, no sábado à tarde ou no domingo, ele resolvia simulados.
"Do início do ano até a metade eu estudava as matérias novas, fazendo revisão no Anki, e fazia os simulados nos fins de semana. Aí na metade do ano começei a fazer provas antigas da Fuvest e da Unicamp toda terça à tarde, além dos simulados, e ia corrigindo os erros na semana. Já mais perto de novembro começei a aumentar o ritmo das provas antigas focando principalmente na Fuvest."
Ele conta que o aprofundamento em alguns assuntos sobre Ciências da Natureza e Língua Portuguesa o ajudaram nas provas do Enem. Thales teve que se debruçar mais nesses conteúdos para se preparar para a segunda fase da Fuvest, que contém questões dissertativas.
Durante o período das festas de final de ano, ele ficou longe da família para estudar para a fase final dos vestibulares. Para o estudante, este foi o maior desafio ao longo de todo esse processo.
Dicas de estudo
Thales Tinoco destaca algumas dicas de estudo para o Enem e vestibulares:
-
Revisões de conteúdo pela plataforma de cards Anki;
-
Resolução e correção de questões de simulados e provas antigas
"Também ter mantido a cabeça leve e as amizades que fiz nesse ano me ajudaram muito a não ficar estressado."
Provas do Enem
Thales elogiou o tema da redação do Enem 2022 que abordou os "desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".
O estudante que tirou nota 960 na produção textual, conta que a temática foi tranquila de escrever.
Em sua opinião, o segundo dia de provas foi mais corrido devido às questões de Física e Matemática que demandaram mais tempo.
De um total de 180 questões, ele acertou 165. Sua média geral no Enem foi de 855,98.
Confira: dicas de redação para o Enem
SiSU 2023/1
O resultado do SiSU 2023/1 foi divulgado nesta terça-feira (28).
A seleção recebeu mais de 1,07 milhão de inscritos e ofertou 226.399 vagas nesta primeira edição do ano.
Puderam participar estudantes que fizeram as provas do Enem 2022, que não zeraram a redação do exame e que concluíram o ensino médio.