Resultado do Fies 2018/1 já pode ser consultado
Pré-selecionados deverão complementar a inscrição no FiesSeleção de amanhã até próxima quinta-feira (8)
O Ministério da Educação (MEC) divulgou no início da noite desta segunda-feira, 5 de março, a lista de pré-selecionados no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2018. Este resultado é referente aos estudantes com até três-salários mínimos, que contaram com financiamento com juros zero.
Consulte o resultado do FIES 2018
Segundo MEC, a oferta nesta modalidade foi de 100 mil vagas e os pré-convocados deverão complementar a inscrição de amanhã (6) até a próxima quinta-feira (8) no FiesSeleção. Em seguida, eles precisam comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) em até cinco dias úteis contados a partir do dia seguinte ao da conclusão da inscrição.
Os estudantes devem, ainda, comparecer a um agente financeiro do Fies. O prazo também é de 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil à data de validação das informações pela CPSA da respectiva instituição de ensino.
P-Fies
Os candidatos que se inscreveram na modalidade do Programa de Financiamento Estudantil, terão acesso ao resultado até no dia 12 de março. Nesta segunda modalidade de subsídio, puderam se inscrever os estudantes com renda familiar de até cinco salários-mínimos e a taxa de juros varia, conforme o agente financeiro responsável pelo contrato.
Ao todo, o P-Fies deve beneficiar 55 mil estudantes. Em 2018, a expecetativa do MEC é oferecer, somando as oportunidades das duas modalidades, 310 mil novas vagas, nos dois semestres.
Lista de Espera
Ainda de acordo com o calendário do Fies 2018/1, entre os dias 6 e 30 de março os candidatos participantes da lista de espera que forem pré-selecionados deverão complementar a inscrição no FiesSeleção no prazo de até três dias úteis, a contados a partir da divulgação da pré-seleção.
No caso dos estudantes inscritos pelo P-Fies, o resultado será publicado em chamada única, não havendo lista de espera.
Fies 2018/1
O Fies é um programa que oferece financiamentos em universidades particulares. Durante o período de inscrição, os candidatos puderam escolher até três opções de cursos.
Somente puderam participar estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em edições a partir de 2010, e que tiveram nota mínima acima de 450 pontos, sem ter zerado a redação.
Além disso, os candidatos foram selecionados pela renda: estudantes com renda familiar de até cinco salários-mínimos por mês podem se inscrever na Fies. No entanto, aqueles com rendimentos mensais de três até cinco salários somente puderam se inscrever no P-FIES.
Modalidades
No final de 2017, o Governo Federal anunciou algumas mudanças no programa, criando uma nova modalidade de financiamento:
FIES
- 80 mil vagas para o primeiro semestre;
- Fonte de recurso: Tesouro Nacional;
- Juros zero com correção da inflação;
- Prestações máxima de 10% da renda familiar;
- Renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.
P-FIES
- 75 mil vagas para o primeiro semeste;
- Fonte de recurso: Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento;
- Juros de acordo com o banco em que o financiamento for fechado;
- Renda familiar mensal de até cinco salários mínimos por pessoa.
Para mais informações, acesse o site do Fies ou o Edital.