Assuntos de Literatura que mais caem no Enem

Os assuntos de Literatura que mais caem no Enem são: modernismo, Literatura contemporânea, metáfora, gênero dramático. O participante deve saber interpretar textos literários.

As questões de Literatura do Enem exigem a habilidade de interpretar textos literários.
Crédito da Imagem: Gabriel Franco | Brasil Escola

Os assuntos de Literatura que mais caem no Enem são: modernismo, literatura contemporânea, metáfora e gênero dramático. As questões de Literatura exigem do(a) participante a capacidade de interpretar textos literários, de forma que os conceitos teóricos são auxiliares no processo da leitura. Portanto, ter o hábito de leitura literária é essencial para se sair bem nessas questões.

Leia também: Quais são os conteúdos de Literatura que mais caem no Enem?

Quais são os temas de Literatura que mais caem no Enem?

As questões de Literatura do Enem buscam avaliar a capacidade do(a) participante em interpretar textos literários. Portanto, as questões apresentam textos literários. Além da interpretação, é exigido o conhecimento teórico de Literatura como auxiliar da leitura literária principalmente.

Em uma análise das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, percebemos que os assuntos de Literatura que mais caem no Enem são:

  • estilo de época modernismo;
  • literatura contemporânea;
  • figura de linguagem metáfora;
  • gênero literário dramático.

Escolas literárias no Enem

As escolas literárias são:

  • trovadorismo;
  • classicismo;
  • quinhentismo;
  • barroco;
  • arcadismo;
  • romantismo;
  • realismo;
  • naturalismo;
  • parnasianismo;
  • simbolismo;
  • modernismo.

Ter um conhecimento teórico acerca dessas escolas ajuda o(a) participante a compreender melhor o texto literário da questão. Como exemplo, vamos ler um trecho de um conto do romantismo brasileiro, constante de uma questão do Enem de 2022:

A escrava

— Admira-me —, disse uma senhora de sentimentos sinceramente abolicionistas —; faz-me até pasmar como se possa sentir, e expressar sentimentos escravocratas, no presente século, no século dezenove! A moral religiosa e a moral cívica aí se erguem, e falam bem alto esmagando a hidra que envenena a família no mais sagrado santuário seu, e desmoraliza, e avilta a nação inteira! Levantai os olhos ao Gólgota, ou percorrei-os em torno da sociedade, e dizei-me:

— Para que se deu em sacrifício o Homem Deus, que ali exalou seu derradeiro alento? Ah! Então não é verdade que seu sangue era o resgate do homem! É então uma mentira abominável ter esse sangue comprado a liberdade!? E depois, olhai a sociedade... Não vedes o abutre que a corrói constantemente!... Não sentis a desmoralização que a enerva, o cancro que a destrói?

Por qualquer modo que encaremos a escravidão, ela é, e será sempre um grande mal. Dela a decadência do comércio; porque o comércio e a lavoura caminham de mãos dadas, e o escravo não pode fazer florescer a lavoura; porque o seu trabalho é forçado.

REIS, M. F. Úrsula e outras obras. Brasília: Câmara dos Deputados, 2018.

O primeiro elemento que sobressai é a temática abolicionista, a qual esteve presente em muitas obras românticas do Brasil. Outros elementos são a subjetividade, o tom emotivo e exagerado, o uso de exclamações e a referência religiosa. Essa percepção ou conhecimento acerca do romantismo vai diminuir o estranhamento do(a) leitor(a) contemporâneo diante de um texto do século XIX.

Agora, veja o enunciado da questão e as alternativas:

Inscrito na estética romântica da literatura brasileira, o conto descortina aspectos da realidade nacional no século XIX ao

A) revelar a imposição de crenças religiosas a pessoas escravizadas.

B) apontar a hipocrisia do discurso conservador na defesa da escravidão.

C) sugerir práticas de violência física e moral em nome do progresso material.

D) relacionar o declínio da produção agrícola e comercial a questões raciais.

E) ironizar o comportamento dos proprietários de terra na exploração do trabalho.

Ao ler o primeiro parágrafo do texto, percebemos que uma senhora expressa sua admiração ou espanto diante da expressão de “sentimentos escravocratas” em um tempo marcado pela “moral religiosa e a moral cívica”, o que pode sugerir a “hipocrisia do discurso conservador na defesa da escravidão” (alternativa B), já que o conservador do século XIX defendia a religião e a moral cívica.

Quanto à alternativa D, o conto não relaciona o declínio da produção agrícola e comercial “a questões raciais”, mas à “escravidão”, ou seja, ao “trabalho forçado”. Assim, a questão não faz nenhuma pergunta direta acerca das características do romantismo. Isso porque essa questão de Literatura do Enem busca apenas comprovar que o(a) participante consegue ler um texto literário do estilo romântico.

Por fim, em nossa análise das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, a maioria dos textos literários está relacionada às seguintes escolas literárias:

  • 1o lugar — modernismo;
  • 2o lugar — romantismo;
  • 3o lugar — realismo;
  • 4o lugar — arcadismo, naturalismo e simbolismo;
  • 5o lugar — parnasianismo e quinhentismo.
  • 6o lugar — classicismo e barroco.

Para saber mais detalhes sobre as escolas literárias (ou movimentos literários) no Enem, clique aqui.

Dicas de Literatura para o Enem

  • Tenha o hábito da leitura literária. Quem não tem esse hábito, tem a dificuldade de entender os textos literários que lê ou demora muito a compreendê-los, precisando ler o mesmo texto muitas vezes.
  • Apesar de o Enem não fazer indicação de livros, como acontece em vestibulares, leia os principais clássicos da literatura brasileira. Isso fará com que você esteja familiarizado com obras de vários estilos, o que contribuirá para o seu entendimento dos textos das questões.
  • Estude as características dos estilos de época e busque identificar essas características em textos de cada estilo.
  • Estude as figuras de linguagem mais recorrentes em textos literários, ou seja, a metáfora, a sinestesia, a hipérbole, a ironia, a antítese, o paradoxo, o hipérbato, a aliteração e a assonância.
  • Faça análise de poesia, isto é, leia o poema em busca de desvendar o seu significado. Para isso, faça marcações no texto, destaque os verbos do poema e os sujeitos desses verbos para entender que ou quem está realizando ou sofrendo a ação indicada pelos verbos.
  • Ao ler poesia, fique atento(a) aos hipérbatos. Essas inversões dificultam a leitura. Por isso a importância de localizar verbos e seus sujeitos, que podem não estar na ordem direta, ou seja, sujeito seguido de verbo.
  • Leia textos de todos os gêneros literários, isto é, narrativo, lírico e dramático. E fique atento(a) às características que diferenciam um gênero do outro.
  • Ao resolver uma questão de Literatura do Enem, fique atento(a) aos detalhes das alternativas, pois uma palavra ou expressão pode fazer com que você fique confuso(a). Por exemplo, na questão que analisamos acima, a alternativa “relacionar o declínio da produção agrícola e comercial a questões raciais” induz ao erro, já que o texto fala da escravidão. No entanto, ao ler o texto com atenção, percebemos que o declínio estava relacionado ao “trabalho forçado”.

Fontes

Provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): 1998 a 2023.

Assista às nossas videoaulas

Relacionados

7 erros que você não pode cometer no Enem
Veja 7 erros que você não pode cometer antes e durante as provas do Enem, como deixar o celular...
Enem
A importância da leitura para as questões objetivas do Enem
Como chegar à resposta correta nas questões de múltipla escolha? Quer vencer o desafio?
Enem
Como controlar a ansiedade antes do Enem
Com a aproximação do Enem é comum que o estudante fique mais ansioso. Confira dicas para...
Enem
Como identificar Figuras de Linguagem no Enem?
Figuras de linguagem são um tema que cai com frequência nas provas do Enem. Professora explica...
Enem
Como montar um plano de estudos para o Enem
Você, estudante, pode montar planos de estudos para o Enem em sites e aplicativos para celulares....
Enem
Dicas de Literatura para o Enem
Enem e Literatura Brasileira: Confira valiosas dicas de Literatura para o Enem.
Enem
Figuras de linguagem no Enem
Arrase na prova de Linguagens e Códigos! Clique e saiba mais sobre as figuras de linguagem no Enem!
Enem
Linguagens, códigos e suas tecnologias
Saiba quais são as matérias da prova de linguagens, códigos e suas tecnologias no Enem e veja...
Enem
Modernismo no Enem
O Modernismo no Enem: Saiba mais sobre a primeira fase modernista e sua emblemática Semana de Arte...
Enem
Movimentos literários no Enem
Movimentos literários no Enem: Veja como podem ser cobradas as escolas literárias brasileiras no...
Enem
O que mais cai no Enem? Confira os temas que mais são cobrados no exame
Conheça os temas de cada disciplina que mais são cobrados no Enem e aproveite para estudá-los....
Enem
Textos literários no Enem
Literatura no Exame Nacional do Ensino Médio: Veja uma importante dica para compreender e analisar...
Enem