Inscrições para o Enem 2016 têm início no dia 9 de maio

Oferecimento:

Candidatos poderão se inscrever até 20 de maio. Provas acontecem no mês de novembro.

Em 14/04/2016 10h50 , atualizado em 18/07/2022 15h13
Por Wanja Borges

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na manhã de hoje, 14 de abril, o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. As inscrições terão início em 9 de maio e poderão ser feitas até o dia 20 seguinte, exclusivamente pela internet. O pagamento da taxa de inscrição, cujo valor será de R$ 68 nesta edição, poderá ser efetuado até as 21h59 do dia 25 de maio em qualquer agência bancária, lotéricas e nos Correios.

Novidades

Além de porta objetos, detectores de metais e o intervalo de 30 minutos entre o fechamento dos portões e o início das provas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) coletará os dados biométricos dos participantes nos dias de aplicação das provas, por meio de uma Ficha de Identificação Digital, como medida de segurança.

O órgão também desenvolveu um aplicativo para smartphones que fornecerá todas as informações sobre o Exame ao longo do processo, como cronograma, dicas, informações, mural de avisos e espaço do participante. Ele poderá ser obtido gratuitamente pelos participantes, que terão uma nova e segura forma de armazenar seu login e senha.

Nesta edição, será exigido documento comprobatório de seis condições que exigem atendimento especializado, entretanto, os candidatos que apresentaram o parecer médico na última edição estão dispensados desta reapresentação. Os que requererem tratamento pelo nome social deverão enviar cópia do documento de identificação, foto e formulário específico de 1 a 8 de junho.

Para esta edição, está prevista a produção de 17 milhões de provas e a distribuição de 65 mil malotes em 13 mil rotas, localizadas em 1.716 municípios. O órgão estima, ainda, 8 milhões de inscritos e 917 mil colaboradores envolvidos, que contarão com formação prévia.

Provas

As provas do Enem 2016 serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro, em virtude das eleições que acontecem no mês de outubro. O Cartão de Confirmação de Inscrição continuará sendo disponibilizado somente pela internet, já que o órgão economizou cerca de R$ 18 milhões na última edição com o não envio via Correios. 

No primeiro dia, os candidatos terão 4h30 para responder 90 questões objetivas sobre as áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo, serão concedidas 5h30 para as 90 perguntas sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias mais Redação. 

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, contudo, o Exame terá início apenas às 13h30, como aconteceu no ano passado. Para os sabatistas, o horário de abertura dos portões será o mesmo, mas as provas terão início somente às 19h, conforme horário de Brasília. 

As provas do Enem 2015 foram realizadas nos dias 24 e 25 outubro, em 14.455 escolas e faculdades de 1.723 cidades. Entre os mais de 7,7 milhões de inscritos, quase 2 milhões não compareceram, o que gerou um índice de abstenção de 25,5%. Conforme regra criada no ano passado, os isentos que não compareceram ao Enem 2015 deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição neste ano, se desejarem se inscrever novamente.

Hora do Enem e MECFlix

No último dia 5, a Presidenta da República, Dilma Rousseff, lançou o Hora do Enem, plataforma de estudos que contará com simulados, exercícios, resumos, videoaulas, questões comentadas e planos de estudos personalizados para auxiliar os estudantes na preparação para o maior exame educacional do país. O primeiro simulado oficial está previsto para 30 de abril. Neste mesmo dia, os estudantes cadastrados no programa poderão acessar uma biblioteca online com cerca de 600 videoaulas para o Enem, batizada de MECFlix.

Estude no Brasil Escola

Com o objetivo de contribuir no processo de preparação dos estudantes para o Enem 2016, o Brasil Escola vai transmitir videoaulas gratuitas ao longo do ano, até a realização do Exame. As próximas estão previstas para os dias 19 e 27 de abril e serão transmitidas à noite, com cerca de 1h15 de duração. Os participantes também podem testar seus conhecimentos no simulado Enem, conferir dicas sobre os conteúdos cobrados no Exame, resolver provas anteriores do Enem e estudar no site do Brasil Escola.

Enem

A inscrição no Enem 2016 permite que o candidato concorra às vagas oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e às bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). 

Ele também pode participar do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para cursos técnicos; do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), do Programa Ciência sem Fronteiras, obter certificação de conclusão do ensino médio e ingressar em instituições de ensino superior de Portugal

Por Wanja Borges