Inep planeja antecipar resultado do Enem 2016

Oferecimento:

Notas devem ser divulgadas na coletiva de imprensa sobre consulta pública do próximo exame

Em 16/01/2017 15h29 , atualizado em 16/01/2017 16h04
Por Lorraine Vilela Campos
Crédito da Imagem: enem

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 pode ser antecipada para a próxima quarta-feira, 18 de janeiro, um dia antes da data anunciada em novembro do ano passado.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em contato feito pelo Brasil Escola na tarde desta segunda-feira, 16, o órgão trabalha para que as notas sejam divulgadas junto com consulta pública sobre as próximas edições do Enem.

A expectativa é que as notas do Enem 2016 e as informações sobre a consulta pública sejam anunciadas na tarde de quarta-feira, durante entrevista coletiva do ministro da Educação, Mendonça Filho.

As notas do Enem 2016 podem ser usadas para ingresso em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O estudante também pode tentar uma bolsa de estudos parcial ou integral pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni) ou financiar seu curso com o Fundo de Finaciamento Estudantil. 

Saiba como usar as notas do Enem 

Além das iniciativas do Governo Federal, as notas do Enem 2016 também são utilizadas em alguns vestibulares próprios realizados por universidades públicas, institutos federais e até mesmo faculdades particulares (algumas concedem descontos nas mensalidades de acordo com o desempenho). 

Para quem deseja estudar no exterior, o Enem pode ser uma boa ideia. O Inep firmou acordo com algumas instituições de Portugal para usar o exame como forma de seleção de estudantes brasileiros. Aqui você pode conferir as dicas de como fazer um curso superior em universidades portuguesas.

Consulta Pública

A consulta pública foi anunciada na última quinta-feira (12). O objetivo é que estudantes, educadores, pesquisadores e especialistas utilizem a plataforma que estará disponível para sugerir mudanças no modelo do Enem. Esta é a primeira vez que há uma discussão sobre alterações estruturais do exame, sendo que a última alteração foi em 2009, modelo adotado até hoje.